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sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Apresentação de teatro


A cidade de Gravataí está de parabéns. O Encontro Internacional da Educação foi muito integrador com muitas aprendizagens nas oficinas. Agradeço a oportunidade que tive de trabalhar como articuladora no dia 24/11/2007. Assisti as aprendizagens das oficinas no dia 21, 22, 23 e 24 de novembro e estavam maravilhosos os projetos, as experiências ricas em aprendizagens. Nas apresentações dos projetos havia testemunhos dos próprios alunos das escolas e isto foi o que me deu mais interesse em assistir as oficinas, foi muito interessante.
As apresentações de contação de histórias na aula presencial foram divertidas, integradoras e instrutivas. A apresentação do nosso grupo teve como tema a história do livro \"O equilíbrista\". Reunimo-nos três vezes na Ufrgs. Estamos utilizando a tutoria da Janaína e aproveitando a integração em grupo. Decidimos contar essa história pensando na necessidade de trabalhar a dimensão psicológica de nosso aluno. A realidade deles é que muitos chegam na sala de aula precisando desabafar o que acontece no seu cotidiano, fazem isso por meio da contação de histórias de suas vidas reais. E principalmente, no que diz respeito à família em situações como: embriaguez, desemprego, desamparo, pois ficam sozinhos em casa... Todos devem presenciar fatos deste tipo ou perguntas como esta: “Professora, este final de semana meu pai bebeu e minha mãe bateu nele.”
O livro \"O equilíbrista\" está aberto a reflexão para o professor assim como para o aluno, refletirem em sua vida cotidiana, e também, em como ultrapassar os obstáculos de sua vida. As fitas coloridas utilizadas em nossa apresentação exemplificam os sonhos almejados em nossa vida e alegrias conquistadas. Os movimentos, alguns lentos e outros mais rápidos, são as experiências ou momentos vividos. A história fala sobre os obstáculos (desequilibristas) e de como as pessoas interagem em nossa vida.


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Oficinas do Encontro Internacional da Educação.

A professora Nara Cristina informou que a escola Santa Ana já tinha como ideologia antiga o projeto de Brasilidade na Escola. O projeto surgiu antes de ser aprovada a lei para introdução nas escolas. Importante esta atitude da direção e professores da Escola Santa Ana. Identifiquei-me em várias atitudes e pensamentos de pessoas que ofereceram aprendizagens das oficinas e relembrei a postagem feita sobre o trabalho voluntário neste portfólio anteriormente. Fatos que me deixaram aliviada e estimulada a continuar agindo desta maneira na educação com entusiasmo e dedicação. Quando aprendo ou conheço algum aprendizado da faculdade reflito aonde posso encaixar na minha vivência escolar. Conversando com a direção da escola a respeito dos Parceiros Voluntários, a princípio não acreditei muito na introdução desta parceria mas agi, mostrando no computador da escola o site do voluntariado e deixei gravado. A diretora disse que já haviam tido no passado uma professora voluntária e que a experiência não tinha sido boa. Argumentei que talvez o tempo sendo outro, com a nova organização do voluntariado e com a parceria de ambas as partes poderia funcionar, porque em várias escolas já esta funcionando. Argumentei que a minha intenção nesta idéia é aliviar e contribuir com a escola nas dificuldades cotidianas que vivenciamos todo dia e proporcionar a estes voluntários mais uma condição para expressarem o seu voluntariado. O voluntariado sendo bem feito, de coração é uma experiência única e de muito respeito. Há uma reciprocidade em ambas as partes de quem aceita e de quem trabalha, porque aprendem juntas principalmente a avaliar a importância do ser humano. Hoje dia 26/11/2007 disseram-me que farão este mês reunião com os parceiros voluntários e esta notícia me deixou muito feliz. Quando se tem a intenção de ajudar não se deve esperar por lei ou mudança de outras pessoas, é necessário agirmos com ferramentas que estejam ou estiveram ao nosso alcance. Hoje tenho o real aprendizado de que tudo que fiz em minha vida talvez não tivesse produzido algo no exato momento. Mas hoje, utilizei o fato de ter tido a experiência voluntária deste trabalho e de intermediá-lo procurando as respectivas pessoas conhecidas que ainda trabalham lá na Parceiros Voluntários para ajudar a escola em que trabalho. E isto para mim é muito gratificante.

sábado, 24 de novembro de 2007

Encontro Internacional da Educação

sábado, 17 de novembro de 2007

Aprendizagem no contexto interdisciplinar


Este ano de 2007 está terminando. E tantos conhecimentos adquiridos nestes dois semestres! Conversando com as professoras acredito que influenciei de alguma maneira a passar adiante o que aprendi na faculdade. Fico feliz de atingir esta meta em minha vida. Sei que é muito pouco e isto é que me estimula a perseverar. Artes Visuais, música, ludicidade , teatro e o Seminário Integrador vocês estão de parabéns porque ajudaram a tumultuar por meio de tantas atividades a minha vida paradinha no tempo e no espaço dentro da escola. Algumas professoras ajudaram-me a proporcionar meios como o tempo para entrevistas com alunos, diálogo com a direção da escola sobre assuntos e proporcionando assim ajuda para que eu cumprisse as atividades propostas e aprendemos juntas. Não acredito na aprendizagem isolada, já tinha experiência neste sentido "de que uma andorinha não faz verão" e aprendi ainda mais, entendi que se tenho meios para argumentar e dialogar com as pessoas, elas param para te ouvir e refletem e é isto que eleva o ser humano ao crescimento. Os conhecimentos adquiridos na faculdade relaciono nas minhas conversas durante o intervalo na escola.

Veja meu Slide Show!

sábado, 10 de novembro de 2007

Feira Cultural da escola Maurício Sirotsky Sobrinho






Hoje houve a Feira Cultural na escola no mesmo dia do encontro na Bienal. Estive cedo na escola para expor os trabalhos das crianças e após fui, imediatamente, para a exposição da Bienal atrasei-me um pouco mas, cheguei a tempo de assistir todos os comentários dos monitores a respeito das obras.
A Feira na escola foi muito interessante diferente do ano passado. Expus a televisão de papelão encapada de revista de gibi e meus fantoches de meias. As maquetes sobre o meio-ambiente construídas pelos alunos e seus pais e os poemas de Vinicius de Moraes e Monteiro Lobato trabalhados em sala de aula. Aprovitei e inclui as fotos dos alunos no esporte, na gincana e dramatizando com os fantoches. As professoras vieram conversar comigo a respeito de seus trabalhos desenvolvidos. A professora Rutiléia fez um trabalho sobre estátuas com sabão muito interessante.
Houve um testemunho sobre o informativo enviado pelo tutor Renato a respeito de Aquecedor Solar de Baixo Custo. Uma das professoras conhecia o invento e instalou em sua casa no ano passado e aprovou dizendo que a água sai bem quentinha. Infelizmente ela não divulgou para a escola e estou oportunizando a quem se interessar a entrar no site www.sociedadedosol.org.br
Todos necessitam de economia de luz.
A turma da 5ª série criou fantoches de papel de jornal.


Feira do Livro



Na primeira foto ao visualizar a atividade dos alunos aprendi que podemos trabalhar no início do ano com a criança que não sabe ler nem escrever; a poesia. Por meio de desenhos e gravuras.
Nesta segunda foto o cartaz com as galinhas é demonstrado em um trabalho sobre a história "O galinheiro do Bartolomeu" de Christina Dias. A foto me inspira a lembrar futuramente a trabalhar com as crianças a linguagem das pessoas do interior (alemão, italiano ...) , suas moradias e costumes diferentes das pessoas da cidade (zona rural e zona urbana).

Esta banca de livros estava especial tinha livros infantis muito criativos. Os livros com capas ilustrativas e decoradas em alto-relevo. Ao abrir um livro levantava as dobraduras e mostrava um castelo muito lindo. Para quem necessita da leitura com estímulo e variedade os preços é que não ajudavam muito, este que eu comentei por exemplo custava R$ 36,00. Tinha promoções e descontos de livros mais humildes em algumas bancas.



6 ª Bienal do Mercosul

ANO DE 2007 - CURSO PEAD
Hoje estivemos na Bienal; na Exposição Monográfica de Jorge Macchi , Francisco Matto e Öyvind Fahlström.
O Santender Cultural celebra seus seis anos de atuação comemorando a quarta parceria com a Fundação Bienal do Mercosul. Jorge Macchi é um dos artistas contemporâneos mais relevantes e reconhecidos na atualidade.
A Exposição Monográfica Jorge Macchi apresenta 60 obras, produzidas desde o começo dos anos 90 até a atualidade, consideradas as mais importantes de sua trajetória.Esta exposição é uma visão geral de sua trajetóriano continente americano. A obra de Macchi se distingue por suas meditações sutis sobre as possibilidades poéticas da vida cotidiana. Sua obra cobre todo tipode meioe forma de expressão, desde o vídeoaté recortes de diário, enfatizando a dicotomia entre a prescisãoformal e o conteúdo emotivo na obra de Macchi. As obras saturam-se em um ar melancólico ao tratar de amores impossíveis, atos de violência sem sentido ou situações limite.
Aprendizado: A Bienal trouxe-me multiplas visões do mundo ao meu redor que eu não interligava muitas vezes por não prestar atenção ou mesmo achar que não entendia. Hoje sei e sinto a importância de relacionar os alunos neste mundo mágico da arte; é fundamental para o crescimento humano.
A Exposição de Francisco Matto é uma obra que encanta com suas características culturais do artista.
As obras de Francisco Matto resgatam a arte pré-colombiana. Na época havia três civilizações índigenas Astecas,Maias e Incas. O artista conheceu a arte aqui na América. Colecionou objetos indígenas como cerâmica,estátuas...O artista Francisco Matto conseguiu interliga a sua obra com a arte indígena.
Öyvind Fahlström artista plástico, poeta, jornalista, dramaturgo, crítico, cineasta e ativista político, é, talvez, um dos artistas brasileiros mais reconhecidos, internacionalmente, e menos conhecido no Brasil. Homenageado com exposições individuais em Nova York e em Paris, seu trabalho nunca foi apresentado no Brasil. Esta exposição apresenta sua obra gráfica e múltipla, o ápice de sua trajetória para uma arte pedqagógica, interativa e lúdica.
" O melhor ensinamento acontece quando o professor trabalha com suas próprias idéias e não com modelos rígidos nos quais não acredita". Luiz Camnitzer
APRENDIZAGEM:
ANO DE 2008 / DEZEMBRO - CURSO MÍDIAS DA EDUCAÇÃO:
Gostaria de fazer este comentário com a intenção de acrescentar informações de aprendizagens referentes a arte na escola e relacionar com o vídeo. Infelizmente não foi possível filmar esta minha visita na exposição. Com o curso Mídias da Educação aprendi que até uma visita como esta poderia ser utilizada como meio de aprendizagens para os alunos. Em um dos momentos mais importantes que vivenciei neste curso foi o de visitar a 6ª Bienal do MERCOSUL; no ano passado. A Exposição Monográfica Jorge Macchi apresentou 60 obras, produzidas desde o começo dos anos 90 até a atualidade, consideradas as mais importantes de sua trajetória. A obra de Macchi se distingue por suas meditações sutis sobre as possibilidades poéticas da vida cotidiana. Sua obra cobre todo tipo de meio e forma de expressão, desde o vídeo até recortes de diário, enfatizando a dicotomia entre a precisão formal e o conteúdo emotivo na obra de Macchi.
Utilizo muitos livros de contação de histórias com os alunos, e para o próximo ano (2009) utilizarei MAIS UM MEIO DE APRIMORAR as aprendizagens em sala de aula; o vídeo. Relacionando com os temas oferecidos DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (gata borralheira, inventaremos histórias com personagens reais da caixa de histórias, com figuras de budistas, carroceiro, guarda de trânsito e outros imaginários e reais. O filme “História sem fim” os alunos já assistiram e reuni o imaginário com o real. Facilita a transição da criança para uma etapa de mudança de idade, deixando aos poucos a infantilidade (de perceber-se com atitudes mais aptas com sua idade), ações que muitos não querem largar como o de chupar bico; não compreendem regras como o que é a diferença do ambiente de sala de aula com o de casa.
Como diz em um trecho do texto “Refletindo sobre a linguagem do cinema”de Laura Maria Coutinho “Todas as histórias, mesmo as mais antigas, contadas em filme, trazem nelas aquele certo gosto de atualidade que lhes confere o fato de emergir das telas, sempre de novo e pela primeira vez”.
Abraços, Rosali.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Parceiros Voluntários

Há um tempo atrás estive na Parceiros Voluntários para oferecer o meu tempo disponível para trabalhar em um ofício. Não sabia bem o que eu queria mas sentia a necessidade de trabalhar voluntariamente. Havia reuniões e brincadeiras reflexivas do nosso cotidiano em geral. Sentia-me muito bem. Trabalhei no setor de cadastro do voluntariado. Vocês não imaginam quem, realmente ,procura o voluntariado! É inesquecível a experiência; e enriquecedora. Na semana passada procurei ajuda na Parceiros Voluntários para encontrar uma professora de música. Aprendi por meio dos textos a importância desta disciplina; desde o início da idade escolar.
O site abaixo são para as escolas se cadastrarem para receber voluntários. E se informarem dos procedimentos.

amigos da escola


domingo, 4 de novembro de 2007