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terça-feira, 17 de novembro de 2009

MAIS RELEVANTE É O MÉTODO OU A OBSERVAÇÃO COM O ALUNO?

Lendo a "Análise dos planos de aula - 2ª aula presencial": revisão de conceitos e dicas para complementar o plano de aula percebi toda as trajetórias das colegas aqui no fórum e a minha inquietude como professora. A estrutura do plano de aula disponível no Power point é lógica. Lidamos com seres humanos e realidades imprevisíveis em sala de aula que não contemplam em nossos planejamentos e que necessitamos aprender para podermos ultrapassar estas realidades com maior facilidade e novas condições de inovação.
O método que utilizo facilita-me e orienta-me para todas as características de meus alunos em sala de aula. O método da observação é o que mais utilizo e o que menos se comenta entre os professores e que percebo ser o mais relevante. A turma em que atuo alguns alunos são perceptíveis e outros poucos não conseguem acompanhar os planejamentos. Os motivos são: cansaço, indisposição, enjôo não consegue escrever e com mais o calor como acompanhar a aula? Nas consultas médicas faltam e não preocupam-se em ter os conteúdos. Repito a aula. E no decorrer da semana com mais práticas de atividades conforme a necessidade da turma nivelan-se com o tempo.
O letramento se faz necessário na escola. Atualmente, o aluno chega a escola com uma preocupação porque o social exige dele. Como se fosse questão de sobrevivência. A escola frustra com seu desânimo nas atividades. Os alunos têm muitas perguntas, anseios e dúvidas quando chega à escola e muita pressa. Como aprender a controlar a conta bancária? Ler os locais de ruas onde pretendem ir? É uma das necessidades dos alunos do EJA e de muitas crianças atualmente. Porque seus pais assim pedem a elas que leiam e os ajudem a interpretar um extrato bancário. Na escola não ensina e não demonstra práticas ou atividades que pudessem levá-los a ter estas condições de vida. Porque estão preocupadas em conhecer métodos.

3 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Rosali,

Penso que tanto o método como a obeservação são de extrema importância, na educação.

Quero só fazer uma observação sobre o assunto que segue: “Alfabetização e Letramento”
Letramento palavra ainda desconhecida e muito pouco usada. A diferença entre alfabetização e letramento, entre alfabetizado e letrado: um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
Seu retorno é muito importante.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Prezada tutora Geny, concordo com tuas posições e colocações. Acredito que letramento não seria o resultado de ensinar a ler e escrever. O letramento seria uma condição de um indivíduo ou grupo. Sendo assim, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Tinha um tio que não sabia ler e escrever e assinava seu nome muito bem quando necessitava (processo de letramento).Letrado seria aquele que utiliza a escrita e sabe "responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente"
Toda escola tem que teria que ter um método para orientar os professores. E é de grande relevância que tais professores se armem de observações."Cabe ainda, outra observação: se hoje questionamos a crença de que a universalização da escolarização e da alfabetização teria correlações positivas com o progresso social e o acesso a benefícios individuais, numa crítica que atualmente se faz ao pensamento da modernidade, é preciso pontuar o quanto os discursos políticos e da mídia ainda estabelecem e reforçam essa relação funcional. Basta, para isso, olhar propagandas veiculadas sistematicamente na mídia impressa e eletrônica sobre projetos educacionais governamentais e de instituição particulares. O discurso pós-moderno põe em discussão essas crenças que constituíram as práticas sociais da modernidade ao analisar como as identidades modernas foram/são construídas através da invenção de “verdades científicas”."(retirado do texto MÚLTIPLAS ALFABETIZAÇÕES, ALFABETISMOS/LETRAMENTOS disc. Linguagem e Educação). Aprendi a observar para questionar e discutir tais práticas como diz o texto "exigiria a análise do “conteúdo” do material didático que usamos para criar o gosto pela leitura, incentivar a produção textual e discutir o processo de apropriação da leitura e da escrita com as crianças." Um grande abraço,♥

Geny disse...

Prezada aluna Rosali
As minhas colocações são baseadas em estudos que fiz sobre o assunto.
Como de já registrei que a palavra letramento é um termo novo e a pouco se usa, então a muitas controvérsias, já presenciei pessoas acadêmicas em reunião darem uma versão errônea da palavra letramento, fiquei calada, pois, achei que iria criar um constrangimento.
Mas sem medo de errar Letramento, letrado é diferente de alfabetizado.
Alfabetizado exemplo um aluno que completa o Ensino Fundamental e pronto.
Letrado é uma pessoa como você que esta cursando uma graduação, elabora os seus textos, faz as suas próprias construções baseadas em estudos teóricos e procura fazer a sua prática nesses embasamentos.
No caso o seu tio tinha um conhecimento empírico baseado apenas na experiência, na prática, e não no estudo ou na ciência, sem caráter científico, para nós letrados entendemos assim.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS