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quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conselho Escolar - Inclusão

Todos sabemos para que serve o Conselho Escolar em uma escola. É um orgão com plenos poderes Consultivo, deleberativo e fiscalizador. Em muitas escolas não funciona e todos aceitamos as consequências desta injustiça que nós nos propomos a aceitar em nossas vidas. Este ano aceitei ser um membro do conselho escolar com uma condição; que funcione! Quando notei que só eu havia escrito-me fiquei muito surpresa! Gostaria que todos tivessem tido a mesma idéia de mudança. E comentei com a direção da escola que acredito tem a intenção de colaborar com a transparência. E na hora do recreio a diretora iniciou a falar, depois a vice e não consegui segurar expus o meu pensamento a todos os professores presentes e o que eu percebia na escola. Informei que do modo que estava sendo direcionado a propaganda sobre a inscrição do Conselho Escolar não adiantaria dificultaria a compreensão dos pais porque não sabem nem o que é inscrição para o Conselho Escolar e para que serve. Foi feito na mesma manhã cartazes e colocado bem em frente a escola. E disse-lhes que não adianta nos queixar-mos das mudanças que não acontecem. Estamos sendo egocêntricos esperando que as pessoas em nossa escola é que mudem os acontecimentos sem fazermos o menor esforço para que aconteça o melhor. A inclusão tem que vir de todos os lados entre professores, direção, funcionários e comunidade. Sem parcialidade e sim com perdão e mudança de atitudes!

TRABALHO DEMONSTRADO PELA MINHA TURMA 21A


Este ano na escola com as reuniões de unidoscência planejamos um Projeto Trimestral com o título "Construindo luxo através do lixo". O projeto terá o período de três meses (90 dias). Encontrei o site de como criar uma vassoura por meio da garrafa PET ;"o passo a passo". E resolvi fazer uma oficina.
Objetivo:
Conscientizar o aluno da importância da preservação do meio ambiente através da reciclagem do lixo.
Conteúdo:
Passeios educativos, oficinas e palestras. Inclui para minha turma a vassoura criada com garrafa pet e as cestinhas de páscoa com bombons.
Material:
A minha turma trabalhará com livros, recortes, dvds e jogos pedagógicos por meio do livro didático socialização com os pais.
Desenvolvimento:
Diariamente, trabalho com duas cestas de lixo o reciclável e o orgânico em sala de aula.
Culminância:
Atividade diversificada de acordo com cada série exemplos: teatro, oficina com trabalhos de sucata.
Avaliação:
No final do projeto os alunos deverão demonstrar conscientização da importância da preservação do meio ambiente através da reciclagem do lixo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DESCOBRIR A PRÓPRIA HISTÓRIA


Os alunos gostam muito da manipulação de revistas e livros com figuras coloridas e de tamanho grande. Encantam-se ao visualizar nos livros as figuras de animais pouco conhecidos e de pouco contato direto da realidade deles como o bicho preguiça, o elefante, as tartarugas gigantes e outros. Questionam-me sobre tudo o que desconhecem da realidade. É interessante verificar o esforço que fazem para ler com o que está escrito por meio das figuras que lhe interessam. Com a professora da tarde (4ª série) fiz uma montagem de uma pequena biblioteca com livros grandes, pequenos, de literatura e até mesmo os didáticos. Para que peguem para conversar sobre o assunto demonstrando o que compreendem da leitura e figuras.





O bom exemplo de Kalunga
Entre 1988 e 2001, primeiros anos do trabalho do MEC, uma equipe visitou diversas comunidades negras para fazer o levantamento de suas necessidades. Essa iniciativa deu origem ao Projeto Vida e Histórias da Comunidades Remanescentes de Quilombos do Brasil.
O Plano Plurianual 2004-2007, ainda em discussão no governo, prevê recursos para iniciativas semelhantes em outras regiões do País.
O material serve de base para o aprendizado da língua nativa e da portuguesa, da geografia, de ciências e de matemática, relacionando sua realidade com outros modos de vida, urbanos e rurais. Consulta Revista Escola.
Estou tentando com este horário de disciplinas integrá-las diariamente. Transversalmente e interdisciplinarizando-as.









* CLIQUE NAS FIGURAS para aumentar a imagem*


























Texto sobre Etnias - Menina bonita do laço de fita.


O texto Menina bonita do laço de fita foi apresentado aos alunos por meio de xerox. Leitura e interpretação.
Os alunos demorariam muito para copiá-lo do quadro. E uma das intenções era de reflexão e questionamentos referente a opiniões sobre o texto. Esta aula eu desenvolvi em períodos durante a semana. Enviei bilhetes aos pais para mandarem fotos de seus antepassados. Poucos enviaram por eles. Foi uma aula em que desenvolvi muitas conversas, reflexões e interpretações de suas vidas cotidianas eles argumentaram surpreenderam-se pela menina ser negra e ser chamada de linda. Quando uma menina deu-me a foto para comentá-la e perguntei a origem de seu pai na foto ela disse-me no meu ouvido com ar de descontentamento e baixinho - É negro professora! Após ouvi-la falei: O pai dela é de origem negra e olhem o amor estampado no rosto de seu pai segurando-a quando tinha 1 aninho. E ela sorriu. Observei durante esta semana que tinha uma menina que os alunos viviam chamando-a com nomes provocativos. Percebi que acalmaram aceitando-a.

sábado, 18 de abril de 2009

EXPERIÊNCIA - 2º ANO no contexto escolar

Na conversa que tive com a mãe de um aluno obtive reflexão junto com a mãe de uma atitude que ela não teve no ano passado e que já poderia estar usufruindo na estrutura familiar. E que ajudou-me a esclarecer uma dificuldade que devido a não observância desta atitude ocasiona muitos discussões entre pais e professores. Às vezes, não notamos como é importante observar o aluno na sua indisciplinaridade. Observei não com a intenção de chamar a atenção dele ou de condená-lo mas, de enxergar os motivos que ele apresentava para não acompanhar a turma em suas aprendizagens. Ele é um menino quieto, calmo e até risonho. Queria tentar ajudá-lo porque não está conseguindo desenvolver a caligrafia satisfatoriamente. E ele algumas vezes, lê e outras não lembra o que lê sente-se inseguro. O aluno demonstra sono, fala sozinho, senta na classe e só faz o que eu mando; tipo um robo. Por exemplo, enquanto todos já tiraram o material da pasta ele fica olhando para mim, para os lados, se distrai e não coloca o material de estudo em cima da carteira. Quando eu falo para ele tirar o caderno da pasta ele diz: -"HÃ eu vou fazer"...E Faz. De repente, está sem escrever enquanto todos já estam terminando o pequeno roteiro. Diz que machucou o dedo e afirma que não pode copiar do quadro. Coloco um band-aid e justifico que não irá doer e que pode copiar. Na hora do jogo pedagógico terminar digo a todos que, acabou o horário de jogar o jogo, neste momento a colega que está com ele tira os cartões do dominó de números da mão dele e ele morde a menina. E a garota vem reclamar-me.
Percebi ser estranho o modo de como se comunicou para repreender a menina de tirar o jogo dele. E comentei que devemos nos comunicar por meio das palavras. Então, como de costume pedi que ele pedisse desculpas para a colega. Ele disse que não pediria. Então, disse que mandaria um bilhete para sua mãe para ver se ele pediria desculpas rapidamente. Posso escrever um bilhete para sua mãe fazer-lhe pedir desculpas. Ele respondeu: Eu quero bilhete. Fiquei surpresa. Percebi que eu e a mãe não falamos a mesma linguagem. Se ele preferiu o bilhete talvez ache que a mãe concorda em não pedir desculpas.
E escrevi o bilhete. Continuei a aula surpreendida com a atitude daquele menino calmo.
Conversando com a mãe:
Ao iniciar a conversa com a direção da escola presente perguntei para ela como era o seu filho no ano passado em sala de aula. Comentou que a professora teria reclamado do sono do aluno e de que ele deitava ás 10h da noite. É uma mãe calma e verifiquei que era verdade. Continuei o caminho porque não havia descoberto ainda a causa. Perguntei se ela havia estado na reunião dos pais. Disse-me que sim. Então disse: _Você deve lembrar que comentei com os pais que os alunos daqui para frente teriam que ter um horário certo e ambiente propício para suas atividades em casa. -Sim eu lembro. Ela disse-me: - Eu chego de noite para ajudá-lo a fazer o tema e a letra dele é incompreensível. Ele não tem condições de fazer durante o dia porque fica na creche. Perguntei por quê?Argumentei que conhecia crianças que fazem o tema na creche. A direção da escola perguntou: - Você paga a creche? Ela respondeu: - Sim. -Então podes pedir para que façam o tema com ele. Depois expliquei a importância do tempo dos pais com a criança. Dizendo-lhe que o importante é o tempo ser de qualidade e não de quantidade. E que o menino é amoroso, calmo e estava modificando suas atitudes porque se sentia incapacitado frente aos colegas que fazem o tema, tem uma letra melhor e pedi um caderno de caligrafia para a mãe. Disse-lhe que ele iria ficar comigo um ano mas, com ela ficará a vida toda. Temos que fazer algo e mudar agora porque depois de criado é muito mais difícil. E ela concordou.
Expliquei que trabalho boas maneiras como pedir: por favor, com licença, muito obrigado e ela concordou comigo que deve ser assim para educar.
A direção da escola auxiliou-me dizendo à mãe que ele deveria ser estimulado com os dedos fazendo muitos exercícios para escrever melhor. E com a boca e a língua exercitar também para desenvolver a linguagem. Orientei que um canal muito bom para as crianças assistirem é a TV educativa.
A escola forneceu um novo caderno para o aluno. E assinamos a ata.
A direção disse-me: - Rosali percebi que a escola deve fazer uma parceria com as creches seria um auxílio a mais para os pais e os alunos.

Aprendizagens em sala de aula - Caligrafia - 2º ANO

No início do ano os alunos chegam sem aprendizagens de como proceder com a margem do caderno, parágrafo e a letra e é um desafio para a professora e os pais decifrar. Combinei no ano de 2008 com os pais durante a reunião que, deveríamos utilizar com as crianças o caderno de caligrafia. Questionaram-me se era um procedimento antigo. Disse-lhes que era realmente. Conforme algumas professoras até anti-pedagógico. E questionei-me o por quê? Imaginei-me utilizando-o. Então, disse-lhes que agiria desta maneira interpretando da maneira da pedagogia relacional. E este ano pedi novamente. Não houve questionamentos. É real a mudança de resultado positivo da caligrafia. Aprendi que devemos questionar tudo no contexto escolar se não tivemos a mesma experiência. Como as crianças precisam aprender a letra cursiva facilita ainda mais...A letra cursiva eu início depois de um mês aproximadamente. Se eu percebo que eles não identificam bem a letra imprensa (palito) com a cursiva eu aguardo mais tempo.É claro que há mais trabalho para o professora revisar e repassar exercícios mas, é compensador! Percebo que a criança aprende a concentrar-se no que está aprendendo com maior determinação. O aluno sente a vontade de melhorar na letra pelo acompanhamento dos familiares em casa levantando sua auto-estima. melhora a leitura e interpretação. A professora que os recebe no próximo ano agradece!

sábado, 11 de abril de 2009

INCLUSÃO - SEMINÁRIO INTEGRADOR


INCLUSÃO NA ESCOLA


A inclusão nas escolas cresce a todo momento e é um desafio para os professores, pais e alunos. Visto que, é uma dificuldade vivida por todos. A estrutura escolar não apresenta tantos subsídios enviados pelo Estado para reforçar a inclusão. Infelizmente, é uma triste realidade. O sexto semestre de ensino que estou realizando na faculdade da UFRGS esta satisfazendo minhas expectativas, quanto aos conhecimentos que estou adquirindo nas disciplinas e sanando minhas dúvidas. Estou aprimorando meus planejamentos de aula para inclusão.

DICIONÁRIO UTILIDADE UNIVERSAL

- Aprendendo a consultar um dicionário
*Curso de Alfabetização Ana Maria Rangel

-Deixe vários dicionários disponíveis na sala de aula e para consulta na hora da leitura livre, junto com os demais livros.
-Selecione um texto curto e verifique se aas palavras mais difíceis estão nos dicionários. Leia o texto e peça para as crianças dizerem que palavras são esquisitas, difíceis, que não conheciam, ou que mais gostaram. Escreva-as no quadro. Com a ajuda dos alunos circule as que ficarão para aprenderem um pouco mais sobre elas. Apague as demais. Dê um dicionário a acada grupo e peça-os para verem que as palavras aparecem na mesma seqüência do alfabeto da parede. Selecione uma das palavras do quadro e pergunte em que letra ela será encontrada no dicionário (ordem alfabética das palavras). Peça-os que encontrem a palavra. Leia para eles o que diz o dicionário e pergunte o que entenderam. Converse sobre o feminino, o plural, sinônimos, antônimos, etc. da palavra. É uma das práticas mais importantes que utilizo com meus educandos.

VISÃO DO MUNDO - SEMINÁRIO INTEGRADOR

DICA INTERESSANTE PARA COMPARTILHAR COM OS COLEGAS:
MATERIAIS EXPRESSIVOS
Ao viajar para o Rio de Janeiro no ano de 2008 e para Recife no estado de Pernambuco neste ano de 2009; com passagens promocionais; estive na cidade de Olinda. E até adiciono uma dica para o Secretario de Educação que tal adicionar no plano de carreira dos professores viagens educacionais para os educadores? Visto que, o professor educador necessita conhecer para expressar ao educando outras regiões e culturas. Como ensinar se nunca esteve nesses lugares? Só olhando em revistas e conhecendo pelas palavras da mídia? Sem ter a própria opinião? Continuando... ao chegar no aeroporto não me contive e fotografei uma exposição do pintor Fernando Areias. Lembrei da Disciplina de Artes Visuais que tanto ajudou-me a ter uma outra visão do mundo em que vivemos. Acredito que trabalhar fotos de países, estados e cidades seria um meio interessante de explorar a aprendizagem demonstrando algo vivido, experimentado por nós em nossas férias; relevante para nossos alunos. No ano de séries iniciais em que leciono tudo chama a atenção deles, principalmente, o que envolve a minha vida o interesse é bem maior na faixa etária de 7,8 e até 9 anos. Pretendo utilizar este material expressivo para estimular a localização no mapa da capital de Pernambuco Recife onde nasceu nosso Presidente da República, depois explorar a cultura e outras características como o carnaval que é muito animado com um colorido impressionante. Ao cursar o curso Midias da Educação percebi que seria interessante e possível utilizar as tecnologias como a TV e vídeo (filmagens)na escola oportunizando estas fotos, posso também fazer com este material até mesmo um power point. Pesquisar a distância do Rio Grande do Sul até a capital de Pernambuco Recife, Rio de Janeiro e outros estados conhecendo as cidades; são formas de estimular a aprendizagem despertando a apreciação do nosso aluno.
A artista plática Marluce Siqueira tem em sua arte muita criatividade. A arte fez em tela os objetos todos em metal moldando um bairro a rua chama-se Aurora, possui CD na arte dela com formato de rodas da moto cheio de carrinhos , correntes e o sol tudo em metal metalizado em dourado dentro da história do seu trabalho da artista plática esta inclusive no pátio do Vilarejo a Igreja de São Pedro.
Atelier Marluce Siqueira Av. Barão de Souza Leão, nº470 Boa Viagem - Recife - PE
Artista Plástico Fernando Areias Exposição 2008/2009 fernandoareias@globo.com
O artista Plástico Fernando Areias é um pintor que expressa por meio de sua pintura a natureza em sua primazia. A natureza vegetativa nordestina.



sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEMINÁRIO INTEGRADOR




Ao estudar no 5º semestre sobre projetos de aprendizagens inclusive o de ervas medicinais tive a oportunidade de visitar nas férias o projeto Peixe - boi; na capital de Pernambuco em Recife. Conclui que é muito importante planejarmos projetos com a intenção de educar o cidadão com a visão no futuro.
São animais que poderiam estar no seu habitat natural e tem que viver presos por causa de sua extinção.

Alimentação:
Alimentam-se de algas, aguapés, capins aquáticos entre outras vegetações aquáticas. Alimentando-se assim, ele controla o crescimento das plantas aquáticas e, com suas fezes, fertiliza as águas que freqüenta, contribuindo para a produtividade do ambiente. As fezes servem de nutrientes para pequeninas algas (chamadas fitoplâncton) que existem na água. Estas algas são o alimento de animais muito pequenos (zooplâncton) que, no final, são o alimento dos peixes, completando assim uma cadeia alimentar.


SEMINÁRIO INTEGRADOR

As aulas presenciais são motivadas com muitos questionamentos e aprendizagens de nosso curso.
As aprendizagens são acionamentos de conhecimentos do ser humano. Aciona a história, a mente, a vida e a realidade de cada pessoa.

FACULDADE DO 6º SEMESTRE

DISCIPLINAS:

  • SEMINÁRIO INTEGRADOR VI - B


1.DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II - B



2.EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - B



3.FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - A - B


4.QUESTÕES ETNICO - RACIAIS NA EDUCAÇÃO


5.SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B