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domingo, 29 de novembro de 2009

PLANEJAMENTO SOBRE UMA CURIOSIDADE "AS ARANHAS"

→Os objetivos: Identificar através da consciência fonológica a escrita correta das palavras com "nh". Reconhecer através do estudo proposto pelos alunos "as aranhas" que a conservação do ambiente limpo evita este aracnídeo e faz bem à saúde. Criar por meio da reciclagem de lixo objetos de seu interesse; como por exemplo um aluno criou a figura ampulheta diferenciando a palavra do "nh" o "lh".
→Recursos utilizados: garrafas pets, enciclopédias da biblioteca da escola para as pesquisas, filme assistido "O ataque das aranhas".
Observações: Houve interesse dos alunos criaram outros insetos confeccionados de garrafa pet como: gafanhoto, mosca e objetos como ampulheta diferenciando o som do "nh" do "lh". Houve um passeio de um aluno a uma Casa de lanches chamada Habibs e recebeu uma revista que informava sobre aranhas. Ele trouxe para eu ler em sala de aula aos seus coleguinhas (está na figura abaixo). É possível clicar nas fotos e vê-las ampliadas.


Escrito de uma aluna em seu caderno sobre as aranhas.





←Lixeirinha para as classes (apontar os lápis) confeccionadas de garrafa pet.






←Material garrafa pet com o qual foi feito as aranhas.




Ampulheta →.

REFERÊNCIA:

Consciência Fonológica: o que é, para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita? (Jornal Letra A – jun/jul. 2005).

terça-feira, 17 de novembro de 2009

MAIS RELEVANTE É O MÉTODO OU A OBSERVAÇÃO COM O ALUNO?

Lendo a "Análise dos planos de aula - 2ª aula presencial": revisão de conceitos e dicas para complementar o plano de aula percebi toda as trajetórias das colegas aqui no fórum e a minha inquietude como professora. A estrutura do plano de aula disponível no Power point é lógica. Lidamos com seres humanos e realidades imprevisíveis em sala de aula que não contemplam em nossos planejamentos e que necessitamos aprender para podermos ultrapassar estas realidades com maior facilidade e novas condições de inovação.
O método que utilizo facilita-me e orienta-me para todas as características de meus alunos em sala de aula. O método da observação é o que mais utilizo e o que menos se comenta entre os professores e que percebo ser o mais relevante. A turma em que atuo alguns alunos são perceptíveis e outros poucos não conseguem acompanhar os planejamentos. Os motivos são: cansaço, indisposição, enjôo não consegue escrever e com mais o calor como acompanhar a aula? Nas consultas médicas faltam e não preocupam-se em ter os conteúdos. Repito a aula. E no decorrer da semana com mais práticas de atividades conforme a necessidade da turma nivelan-se com o tempo.
O letramento se faz necessário na escola. Atualmente, o aluno chega a escola com uma preocupação porque o social exige dele. Como se fosse questão de sobrevivência. A escola frustra com seu desânimo nas atividades. Os alunos têm muitas perguntas, anseios e dúvidas quando chega à escola e muita pressa. Como aprender a controlar a conta bancária? Ler os locais de ruas onde pretendem ir? É uma das necessidades dos alunos do EJA e de muitas crianças atualmente. Porque seus pais assim pedem a elas que leiam e os ajudem a interpretar um extrato bancário. Na escola não ensina e não demonstra práticas ou atividades que pudessem levá-los a ter estas condições de vida. Porque estão preocupadas em conhecer métodos.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

* TEATRO "A MENINA DAS ESTRELAS"


Ao observar as produções textuais no mês de outubro dos alunos percebi que a grande maioria não escrevia com muita criatividade. Embora escrevessem muitas linhas e de acordo com que havia ensinado como parágrafo, sinais de pontuação, porém não havia a escrita de relações pessoais. Eu queria ler em seus textinhos pelo menos algumas frases onde pudesse ver uma comparação do imaginário de fantasias com o real. Escreviam sobre suas realidades diárias. Inicialmente, fizemos avisos, bilhetes, quando pedi para escreverem histórias (início-meio-fim) a interpretação deles na escrita é muito real. Surpreendi-me porque no ensino-aprendizagem desde o início do ano as atividades semanais são contação de histórias (professora), jogos pedagógicos, livros infantis para lerem em sala de aula e troca de livros na biblioteca. Observei que nos jogos escolhidos para trazerem de casa os meninos trazem robozinhos e monstros e as meninas bonequinhas. A turma tem uma idade de 7 até 11 anos. O vocabulário deles é de pessoas adultas. Quando em constantes stress costumam utilizar gestos, palavras ofensivas (nomes feios) são ditos. E compreendem que não é correto porque me procuram para auxiliá-los a solucionar a situação de provocação. Contudo, penso que poderiam escrever expressando-se com a imaginação de seus brinquedos pedagógicos quando brincam com eles. A experiência que tive com a filmagem do vídeo na atividade do módulo 3 na disciplina de linguagem deixou-me satisfeita porque observei que os gestos que costumo utilizar para expressar-me (ao contar a história) a aluna utilizou para contar a sua talvez, por observar-me nos meus relatos ou por vontade própria. O aluno 1 utilizou maneiras de se expressar com o corpo caminhando, gesticulando falando engraçado. Na minha análise da minha prática de sala de aula com a atividade conclui que eles precisam de mais tempo e prática para uma produção textual. Inclusive esta atividade ajudou-me a compreender que não é só escrever e contar a história para os alunos eles também devem praticar a contar suas invenções. Até para relacionar os trechos como início meio e fim na história e eu estava deixando de lado este espaço em aula. A oralidade com a interpretação mental é uma boa atividade. Estou no caminho certo.
Retifiquei o calendário de aulas semanais para uma abertura nas atividades para a imaginação. E inclui dois passeios educativos entre eles o Teatro com a peça a “Menina das estrelas” e o Museu na UFRGS sobre o sistema solar (perguntam muito sobre os planetas será como atividade extraclasse estudaremos e não contempla os conteúdos) que será no dia 11 de dezembro.
Então, como sugestão na reunião com os pais pedi que tivessem uma maior atenção quanto aos programas de televisão que as crianças estavam assistindo. Informei que estava preocupada com referencia a pouca fantasia e imaginação na escrita da produção textual. E comentei que eu havia assistido na teve educativa bons conteúdos para a família toda e aconselhava-os a assistir com seus filhos. Avisei que havia observado fatos em algumas novelas que estimulavam as atitudes dos alunos em sala de aula. Por exemplo, o aluno em sala de aula na novela “Caminho das Índias” estimula outros educandos a agirem do modo dele caso, o pai ou a mãe não comente o fato da atitude desaconselhável do ator na novela em provocar a professora. Alguns pais concordaram com aceno da cabeça.

INVENTANDO HISTÓRIAS MATEMÁTICAS.

SEGUNDA - FEIRA DIA 09/11/2009
A) Nível/ Etapa de Ensino: 2º ANO
B) Temática focalizada: Histórias Matemáticas
C) Justificativa (da temática escolhida):
Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) afirmam que é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimento em outras áreas curriculares.
D) Roteiro das atividades:
1) Leitura
2) Produção textual
3) Jogo
4) Sistematização
E) Descrição das atividades:
1) Leitura
1.1) objetivo:
  • Ler a história matemática interpretando corretamente.
  • Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico.
1.2) organização da turma:
  • Em grupos (GEEMPA)
    grupos aúlicos (a idade das crianças no grupo não interessa o que importa é o núcleo de conhecimento).
    com quem aprender/ com quem quero trocar / com quero ensinar (para o conhecimento circular entre os alunos)
  • Em níveis de aprendizagens.
1.3) organização dos materiais:
  • orientar os alunos para que usem seus cadernos, lápis pretos, material de contagem e, que sejam atentos ao que será posto no quadro- de-giz.

1.4) desenvolvimento: *observação um tipo de raciocínio (operação de adição, subtração e multiplicação) a cada dia.

• Escrever no quadro-de-giz algumas histórias matemáticas, propondo- lhes que as copiem e resolvam nos seus cadernos.

Luciana foi ao armazém comprar uma caixa contendo uma dúzia de ovos, três pães e um pote de manteiga. Quantos produtos Luciana comprou ao todo?

Desenho: F.M._________ Conta armada:

Resposta completa:_____________________________________________________

2) Produção textual

2.1) objetivo:
  • Oportunizar o aluno o desenvolvimento da observação e da imaginação.
  • resolver situações- problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
2.2) organização da turma:
  • Em grupos de cinco alunos será formado quatro grupos de cinco alunos em cada.
2.3) organização dos materiais:
  • Orientar os alunos para que usem seus cadernos lápis pretos, material de contagem e, que sejam atentos ao que será posto no quadro de giz.
2.4)desenvolvimento:
  • Dois grupos fará as atividades para o outro grupo. Depois é trocado e o outro passa a receber as atividades. Será o vencedor aquele que errar menos.
3) Jogo
3.1) objetivo:
3.2) organização da turma:
3.3) organização dos materiais:
3.4) desenvolvimento:
4) Sistematização
4.1) objetivo:
4.2) organização da turma:
4.3) organização dos materiais:
4.4) desenvolvimento:

domingo, 8 de novembro de 2009

Leitura e interpretação

A) Etapa do ensino nível: 2º ano ensino fundamental Educação 9 anos.
B) Temática focalizada: Cantigas conhecidas pelos alunos em forma de Parlenda.
C) Justificativa (da temática escolhida):
Geralmente, o aluno já teve experiência com o gênero textual da parlenda e sabe para que serve o sistema alfabético da escrita. A parlenda trabalha com sua leitura a linguagem e dificuldades na fala. A aluna tem a língua grudada e dificuldade de ler algumas palavras.
D) Roteiro das atividades: Parlenda.

Jacaré foi ao mercado
Não sabia o que comprar
comprou uma cadeira
Pra sua tia sentar
A tia sentou
A cadeira
arrebentou
Jacaré
chorou
o dinheiro
que gastou.

E) Descrição das atividades:1) Leitura: individual e coletiva.1.1) objetivo:
Assegurar a confiança em sua aprendizagem anterior com cantigas conhecidas.
Relacionar o som e a escrita do texto.
Conhecer o aluno em sua prática de leitura.1.2) organização da turma: No início do turno, a leitura será individualmente, após faremos leitura coletiva.1.3) organização dos materiais: Material adquirido no curso de alfabetização aos 6 anos. Ministrado pela Profª Anna Maria Rangel. 1.4) desenvolvimento:
Distribuição da folha xerox para leitura.
1) Leitura: Ler junto com a turma. Depois um aluno de cada vez irá ler. Distribuir a leitura da parlenda a todos os alunos, esta estará recortada em versos em que os alunos deverão ordená-la.

2) Produção textual

2.1) Objetivos:
Incentivar a leitura.
Estimular a imaginação e a escrita.

2.2)Organização da turma: A turma foi organizada em duplas para a execução desta atividade.
2.3)Organização do material:
Os alunos realizaram as produções em seu caderno, sendo que recorrem ao alfabeto exposto na parede para saciar alguma dúvida quanto à sonorização de algumas letras. O material utilizado lápis, caderno, borracha e lápis de cor.
2.4)Desenvolvimento
A professora diz: Imaginem que vocês são árvores. Você gostaria de ser uma grande ou pequena? Qual a fruta que surgiria das flores? Onde vocês viveriam num bosque ou num quintal?
Haveria um lago perto com um jacaré dentro? Após a escrita ilustram o que descreveram.


3) Jogo:
3.1) Objetivos:

Compreender que as sílabas possuem mais de uma letra
Memorizar algumas sílabas
3.2)Organização da turma:
Um aluno ( cartela consoante) e um grupo de cinco alunos (cartelas das vogais).
3.3)Organização do material:
· 6 cartelas de jogo com as 5 vogais e uma das seguintes consoantes:/p/b/t/d/f/v
· 6 alfinetes para prender as cartelas na roupa

3.4)Desenvolvimento
Início: Cada um coloca uma cartela no seu peito.
O aluno que tiver a consoante fica na frente dos outros. Quando ele disser o som da sua letra as vogais tentam se aproximar. Aquela que o tocar primeiro é o som que será dito pelo grupo. Por exemplo: PA/PE/PI/PO/PU.
Prolongamento:Juntar dois grupos e tentar formar palavras por revezamento de crianças: PIA, PAPAI, POPI, POPOROROCA, PIPOCA.

4) Sistematização:

3.1) Objetivos:
Elaborar uma parlenda que conhecem a partir das provocações de questionamentos da professora. Estimular a busca de socialização entre os alunos.

3.2)Organização da turma:
Em duplas. Contemplando as diferentes formas de integração entre os alunos.

3.3)Organização do material:
Folhas de ofício tamanho pequeno em formato de livro presas com grampos.

3.4)Desenvolvimento:
O aluno terminará a atividade na sala de aula e buscará na carteira os livros escolhidos na biblioteca para ler enquanto aguarda os colegas terminarem. E como tema para casa pedirá ajuda aos pais para lembrar outras cantigas ou parlendas no seu livrinho e escrevê-la.

domingo, 1 de novembro de 2009

Importância da imaginação da criança na produção textual.

ATIVIDADES NA SEMANA
No dia 28 de outubro na escola houve eleições e entrega de avaliações aos pais dos alunos. Estratégia que as escolas adotaram para favorecer a presença da comunidade para a votação. Vivenciei esta experiência sendo mesária e observei que muitos pais compareceram e o resultado da votação foi positivo. Na reunião de entrega de avaliações também estive presente sendo dispensada com substituição do ofício temporariamente. Estava preocupada com a produção textual que os alunos estavam escrevendo e intencionava evidenciar aos pais a importância da criança escrever imaginando fantasias como duendes, fadas e outros. E uma das pautas falei que seus filhos estavam escrevendo bem, só que com muita realidade. E preocupava-me este fato porque durante o ano utilizamos recursos na escola como a televisão assistimos o filme "História sem Fim". Comentamos e estudamos em sala de aula o roteiro e a moral da história. E em outra ocasião do ano toda a escola foi ao cinema assistir outro filme na (semana da criança )"Uma noite no museu" dirigido para as crianças. Outro recurso que utilizo é a contação de histórias durante as semanas. Além de fornecer em sala de aula livros infantis que procuram ao terminar suas atividades em sala. Geralmente, os pais ouvem-me e ficam quietos só ouvindo eu falar; diferente dos filhos. Atualmente, nem penso em imaginar o que pensam. Antigamente, preocupava-me. Prossegui dizendo que a mídia é muito influente nas pessoas em nossas mentes e em nossas crianças principalmente. De repente, ouve um pai que concordou. Prossegui dizendo que precisava da colaboração de todos para lerem histórias, conversarem com as crianças mais tempo em casa porque esta fase passa muito rápido. Sugestionei um canal de televisão que assisti e gostei muito à tarde a TV Educativa canal sete com desenhos e normas de convivência em sociedade muito úteis para o dia a dia. Inclusive para os pais olharem com seus filhos. Então, para o dia das bruxas participei com eles questionando este dia comemorativo em muitos países. Será que é um dia de bruxas? O que vem a ser bruxas? As pessoas são bruxas? Quais os sentimentos bons e ruins? Quais as suas consequências? Por que existe as palavras gostosuras ou travessuras? Propus a eles que fossemos em algumas salas de aulas para falar aos colegas um pouco do que aprendemos e inventei uma brincadeira que propus a eles:
expliquei que falaríamos do que aprendemos sobre o dia das bruxas aos colegas da escola e ao entrar nas salas deles comigo perguntariam se queriam dar gostosura para eles ou receberiam travessura. As crianças ficaram ansiosas. Então, visitei as professoras que aceitaram a proposta e dei um bombom a cada uma. Quando as crianças afirmavam que iriam fazer uma travessura a professora fazia um teatro divertido dizendo não! não!Eu tenho um chocolatte e todos riam. Então, moral da história uma atitude boa sempre traz algo de bom. E dizia salvos pela professora de vocês ! Senão, meus alunos fariam uma travessura a de colocarem seus nomes escritos em seus cadernos e teriam que apagar. E a turma ria.
*Algumas das aprendizagens que cada aluno ao entrar na sala falava espontaneamente:
-Existe pessoas más e pessoas boas.
- Não devemos confiar em todas. Não devemos aceitar doces de qualquer pessoa.
-Acreditamos em Deus. E não devemos maltratar ninguém.
Alguns tiveram uma certa dificuldade de interpretar o som da letra "X" nas palavras que tinham que escrever com "X" e revisarei oportunamente.
Som do "ch" bruxa escrito com "x"