Foi um dia muito divertido para as crianças. Tive a colaboração de uma mãe que aceitou o convite de ir junto no passeio. Foi a primeira vez que a minha escola visitou o Museu Militar. A Diretora ficou surpresa e perguntou onde eu tinha arranjado este passeio. Minhas colegas professoras solicitaram que marcassem também para suas classes de alunos. Foi muito gratificante contribuir com idéias de passeios este ano em minha escola. Outro passeio muito instrutivo que postei no Blog escolar foi o da "Medicina da Natureza". Fui muito bem atendida no Museu Militar com as crianças; todos muito educados. Estes eventos no Museu Militar costumam mudar conforme o ensejo da data. Fomos recepcionados com a Banda do Exército. Apresentaram-se para os alunos,tocaram o Hino Nacional e músicas infantis como a da pantera cor de rosa, depois mostraram cada um dos instrumentos tocando o som diferenciando: o som grave do agudo. Demonstraram que nossos sonhos se tornam realidade.Com um exemplo da realidade muito difícil de um dos soldados(apresentado as crianças) ele conseguiu se formar no Exército. Estimulando as crianças que quiserem a terem este sonho porque é possível. Explicaram que o Exército não prega a guerra mas, a paz. Por meio das armas ele tenta defender o País. E assim como muitas escolas o Exército possue professores. No final explicaram a importância da disciplina, regras e comportamento em nossas vidas. Como formar uma fila direitinho. E marchar. As crianças entraram no tanque de guerra e vibraram. Não queriam mais sair era a maior diversão.Foi muito interessante porque o professor tenente Boeira a todo momento explicava a importância de saber ouvir e falar na hora certa. As crianças motivadas viram as fotos de moças e rapazes vestidos de soldados e gritavam: - quando crescer vou ser esta moça! Os exemplos citados pelo tenente Boeira interessava as crianças que ficavam boquiabertas olhando o professor. Percebi que o passeio foi muito instrutivo.
Objetivo da atividade:
Na atividade em sala de aula as crianças demonstraram maior interesse em relatar por meio da escrita os fatos ocorridos no passeio; ao Museu Militar. Desenharam com desenhos muito bem feitos; com detalhes. E o que me deixou mais satisfeita o objetivo foi atingido porque escreveram sobre o evento que vivenciaram. Às vezes, dentro de uma sala de aula as crianças não tem muito estímulo em escrever grandes ou pequenos textos. Mas, com estímulo, a criança se sente engrandecida e revela o seu potencial.
Postar um comentário
Estiveram presentes o diretor de teatro Luciano Alabarse, e a atriz gaúcha Sandra Dani, em cartaz no Teatro Renascença com a peça ‘Medéia’.
Sandra Dani, que interpreta Medéia, esposa de jazão, lembra que a tragédia “emociona por ser um tema tão contemporâneo”. Para ela, “Medéia se dedicou ao marido para que ele fosse um vencedor, e viver a sua sombra”. No entanto, a personagem é trocada por uma mulher mais jovem e planeja uma vingança que inclui o assassinato de seus dois filhos.
O diretor, Luciano Alabarse, que estudou os textos por quase seis meses, salienta que “não é o caso de se fazer um julgamento moral” sobre a histórica vingança. Para ele, o ponto alto da montagem é o impacto que ela proporciona, “fazendo despertar reflexões” sobre o matrimônio, a maternidade e as relações humanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário