
sábado, 18 de abril de 2009
EXPERIÊNCIA - 2º ANO no contexto escolar

Percebi ser estranho o modo de como se comunicou para repreender a menina de tirar o jogo dele. E comentei que devemos nos comunicar por meio das palavras. Então, como de costume pedi que ele pedisse desculpas para a colega. Ele disse que não pediria. Então, disse que mandaria um bilhete para sua mãe para ver se ele pediria desculpas rapidamente. Posso escrever um bilhete para sua mãe fazer-lhe pedir desculpas. Ele respondeu: Eu quero bilhete. Fiquei surpresa. Percebi que eu e a mãe não falamos a mesma linguagem. Se ele preferiu o bilhete talvez ache que a mãe concorda em não pedir desculpas.
E escrevi o bilhete. Continuei a aula surpreendida com a atitude daquele menino calmo.
Conversando com a mãe:
Ao iniciar a conversa com a direção da escola presente perguntei para ela como era o seu filho no ano passado em sala de aula. Comentou que a professora teria reclamado do sono do aluno e de que ele deitava ás 10h da noite. É uma mãe calma e verifiquei que era verdade. Continuei o caminho porque não havia descoberto ainda a causa. Perguntei se ela havia estado na reunião dos pais. Disse-me que sim. Então disse: _Você deve lembrar que comentei com os pais que os alunos daqui para frente teriam que ter um horário certo e ambiente propício para suas atividades em casa. -Sim eu lembro. Ela disse-me: - Eu chego de noite para ajudá-lo a fazer o tema e a letra dele é incompreensível. Ele não tem condições de fazer durante o dia porque fica na creche. Perguntei por quê?Argumentei que conhecia crianças que fazem o tema na creche. A direção da escola perguntou: - Você paga a creche? Ela respondeu: - Sim. -Então podes pedir para que façam o tema com ele. Depois expliquei a importância do tempo dos pais com a criança. Dizendo-lhe que o importante é o tempo ser de qualidade e não de quantidade. E que o menino é amoroso, calmo e estava modificando suas atitudes porque se sentia incapacitado frente aos colegas que fazem o tema, tem uma letra melhor e pedi um caderno de caligrafia para a mãe. Disse-lhe que ele iria ficar comigo um ano mas, com ela ficará a vida toda. Temos que fazer algo e mudar agora porque depois de criado é muito mais difícil. E ela concordou.
Expliquei que trabalho boas maneiras como pedir: por favor, com licença, muito obrigado e ela concordou comigo que deve ser assim para educar.
A direção da escola auxiliou-me dizendo à mãe que ele deveria ser estimulado com os dedos fazendo muitos exercícios para escrever melhor. E com a boca e a língua exercitar também para desenvolver a linguagem. Orientei que um canal muito bom para as crianças assistirem é a TV educativa.
A escola forneceu um novo caderno para o aluno. E assinamos a ata.
A direção disse-me: - Rosali percebi que a escola deve fazer uma parceria com as creches seria um auxílio a mais para os pais e os alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário