B) Temática focalizada: Histórias Matemáticas
C) Justificativa (da temática escolhida):
Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) afirmam que é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimento em outras áreas curriculares.
D) Roteiro das atividades:
1) Leitura
- Ler a história matemática interpretando corretamente.
- Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico.
- Em grupos (GEEMPA)
grupos aúlicos (a idade das crianças no grupo não interessa o que importa é o núcleo de conhecimento).
com quem aprender/ com quem quero trocar / com quero ensinar (para o conhecimento circular entre os alunos) - Em níveis de aprendizagens.
- orientar os alunos para que usem seus cadernos, lápis pretos, material de contagem e, que sejam atentos ao que será posto no quadro- de-giz.
1.4) desenvolvimento: *observação um tipo de raciocínio (operação de adição, subtração e multiplicação) a cada dia.
• Escrever no quadro-de-giz algumas histórias matemáticas, propondo- lhes que as copiem e resolvam nos seus cadernos.
Luciana foi ao armazém comprar uma caixa contendo uma dúzia de ovos, três pães e um pote de manteiga. Quantos produtos Luciana comprou ao todo?
Desenho: F.M._________ Conta armada:
Resposta completa:_____________________________________________________
2) Produção textual
- Oportunizar o aluno o desenvolvimento da observação e da imaginação.
- resolver situações- problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
- Em grupos de cinco alunos será formado quatro grupos de cinco alunos em cada.
- Orientar os alunos para que usem seus cadernos lápis pretos, material de contagem e, que sejam atentos ao que será posto no quadro de giz.
- Dois grupos fará as atividades para o outro grupo. Depois é trocado e o outro passa a receber as atividades. Será o vencedor aquele que errar menos.
2 comentários:
Oi Rosali,
a tutora Patrícia entrou em contato comigo para que eu visse o teu planejamento postado no portfolio. Li a tua produção, mas gotaria de saber especificamente qual tuas dúvidas, enfim, como eu posso ajudá-la.
Pelo que percebi tens uma dúvida que se refere ao jogo e a sistematização. Como vocês estão trabalhando este conteúdo em Linguagem eu sugiro que faça contato com a Professora da referida interdisciplina também. Mas, eu me coloco à disposição para dar minhas sugestões também. Aguardo, então, que tu faças um contato mais específico comigo. Pode ser? Forte abraço, Prof. Caroline (Didática, Planejamento e Avaliação)
Professora Carolina,
fico feliz em conseguir conversar contigo referente a este assunto. Já entrei a poucos instantes em contato via e-mail com a professora Thaise. Contudo, enviarei outro e-mail para ti. Abraço, ♥
Postar um comentário