Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

APRENDIZAGENS DO EIXO DO 5º SEMESTRE

Porto Alegre, 8 de agosto de 2008.


Uma reflexão sobre o que eu espero em relação aos meus estudos do Eixo 5 e como pretendo atingir minhas expectativas.

· Organização do Ensino Fundamental
· Organização e Gestão da Educação
· Projeto Pedagógico em Ação
· Psicologia da Vida Adulta
· Seminário Integrador V

A reflexão que faço é sobre a minha pessoa em relação ao que eu espero dos estudos do Eixo 5. Cada etapa da vida exige uma relativa ou total organização. Eu tenho o hábito de sobrecarregar-me com tarefas na escola. Eu espero compreender na disciplina de Organização do Ensino Fundamental como é feito este ensino. Mas, na prática é sempre difícil aplicar a teoria de organizar o ensino no entanto, acredito que compreendendo o referencial certo ficará mais fácil até mesmo de aplicá-lo na minha vida escolar. Então, atuarei em lugares e dentro de aspectos onde serei mais útil em contribuir no contexto escolar. O importante é conhecer a teoria, o referencial certo para experimentar dentro de minha realidade escolar. Na disciplina de Organização e Gestão da Educação é muito importante compreender o que vem a ser uma Gestão da Educação para poder interagir em colaborar também com a direção da escola. Na disciplina do Projeto Pedagógico em Ação espero aprimorar a aprendizagem de criar projetos dentro da realidade escolar.
E a disciplina de Psicologia da Vida Adulta espero apaixonar-me ainda mais por esta disciplina. Acredito ser o reflexo dos nossos esforços na educação. E procuro visualizar os aspectos positivos.
A disciplina do Seminário Integrador para mim vai ser sempre a mais importante. Identifiquei-me com ela desde o início do curso. É a integração de tudo e de todos em um sentido global. Entender, identificar e compreender cada aspecto de organização é fundamental para a colocação exemplar do professor (a) dentro da realidade da escola.
Bom, pretendo por meio das disciplinas do Eixo 5 definir as prioridades que devo ter maior relevância e de como proceder em cada espaço. Porque cada realidade é uma realidade escolar. Há obstáculos a serem vencidos.E há muitos outros que já está sendo vencidos e que precisam ser aprimorados; e que talvez a longo prazo.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Rosali lendo a atividade 1 no último parágrafo contemplou o questionamento sugerido e dá para se considerar alcançado objetivo.
Obrigado por postado a atividade.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora –
Seminário Integrador V
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Querida aluna Rosali obrigada valeu a sua retomada, sua atividade “reflexão” ficou excelente.
Desejamos que venha ao encontro de suas expectativas no decorrer do 5º semestre, que estamos iniciando.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador V
PEAD/FACED/UFRGS