Total de visualizações de página

domingo, 23 de novembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA em sala de aula

A gestão democrática é algo que necessitamos senti-la para aplicá-la. Vou comentar para vocês como consegui por meio de meus alunos algo que estimulá-me a continuar minha trajetória em uma escola que a gestão democrática é um desafio a ser alcançado. E espero que interpretem de uma maneira auxiliadora na aprendizagem em sala de aula. Por meio das disciplinas neste semestre adquiri muitos conhecimentos referentes a gestão escolar. E aproveitei para introduzir de uma certa maneira a democracia em minha sala de aula. Comecei a observar e provocar o aluno (a) para que no espaço da sala de aula houvesse diálogo, reclamações vindas da hora do recreio. Auto avaliação. Construi um gráfico em um cartaz no qual, toda a sexta-feira nos reunimos no final da aula e um por um sobe, desce ou permanece no degrau conforme a avaliação coletiva de todos. São sete degraus que conforme a mudança de atitude na aprendizagem positiva , negativa ou neutra a criança sobe, desce ou permanece no gráfico. E a criançada gosta muito! Durante avaliação eu pergunto: - Vocês perceberam alguma modificação de comportamento no aluno (a) durante este período? Levantam a mão para responder. E argumentam. É muito divertido (por dentro fico esperando o que cada um sente) a seriedade neste momento é importante. Alguns ficam com a cabeça abaixada esperando os comentários. E vibro quando um colega faz elogios ou se esforça para ajudar o colega pensando no que poderia dizer de positivo. Ressalto aqui que a avaliação é deles e eu intermedeio refletindo junto o quanto eles podem melhorar ou observar melhor a avaliação dos colegas. É muito bom. Este ano é que fiz assim espero que a querida tutora Geny possa me dizer, se estou agindo corretamente. Abraços a todos.

Nenhum comentário: