Total de visualizações de página

domingo, 23 de novembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA em sala de aula

A gestão democrática é algo que necessitamos senti-la para aplicá-la. Vou comentar para vocês como consegui por meio de meus alunos algo que estimulá-me a continuar minha trajetória em uma escola que a gestão democrática é um desafio a ser alcançado. E espero que interpretem de uma maneira auxiliadora na aprendizagem em sala de aula. Por meio das disciplinas neste semestre adquiri muitos conhecimentos referentes a gestão escolar. E aproveitei para introduzir de uma certa maneira a democracia em minha sala de aula. Comecei a observar e provocar o aluno (a) para que no espaço da sala de aula houvesse diálogo, reclamações vindas da hora do recreio. Auto avaliação. Construi um gráfico em um cartaz no qual, toda a sexta-feira nos reunimos no final da aula e um por um sobe, desce ou permanece no degrau conforme a avaliação coletiva de todos. São sete degraus que conforme a mudança de atitude na aprendizagem positiva , negativa ou neutra a criança sobe, desce ou permanece no gráfico. E a criançada gosta muito! Durante avaliação eu pergunto: - Vocês perceberam alguma modificação de comportamento no aluno (a) durante este período? Levantam a mão para responder. E argumentam. É muito divertido (por dentro fico esperando o que cada um sente) a seriedade neste momento é importante. Alguns ficam com a cabeça abaixada esperando os comentários. E vibro quando um colega faz elogios ou se esforça para ajudar o colega pensando no que poderia dizer de positivo. Ressalto aqui que a avaliação é deles e eu intermedeio refletindo junto o quanto eles podem melhorar ou observar melhor a avaliação dos colegas. É muito bom. Este ano é que fiz assim espero que a querida tutora Geny possa me dizer, se estou agindo corretamente. Abraços a todos.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

EXPOSIÇÃO NA FEIRA CULTURAL NA ESCOLA

ATIVIDADE FEITA COM ARGILA.







OS ALUNOS (AS) CRIARAM COM PAPEL COLOR SET DOBRADURAS DE AVIÃO, CHAPÉU, BARCO, CACHORRO COM TODAS AS CORES (COORDENAÇÃO MOTORA). NA ATIVIDADE DE MÚSICA FOI CRIADO INSTRUMENTOS APARTIR DE GARRAFAS PETS E MISSANGAS (PARA SACUDIR E CRIAR O SOM).





ATIVIDADE FEITA COM PAPEL COLOR SET TODAS AS CORES COM FIGURAS GEOMÉTRICAS E APRENDIZAGEM SOBRE MARGEM MEDIDA DE 5 CM NA FOLHA. FOI UMA ATIVIDADE MUITO COMPENSADORA PARA AS CRIANÇAS TODAS GOSTARAM MUITO. iNCLUSIVE OBSERVEI QUE OS ALUNOS(AS) TEM O CUIDADO DE NÃO ULTRAPASSAR O LIMITE DA FOLHA E COLOCAR OS DESENHOS CRIADOS RECONHECENDO ESPAÇOS COM AS FIGURAS GEOMETRICAS.



ATIVIDADE DE CRIAR UMA MAQUETE COM DOBRADURAS FOI MUITO CRIATIVA A ALUNA MONTOU E INVENTOU O NOME DA CIDADE APARTIR DO SEU E CHAMA-SE DE IRISLÂNDIA.







NA SEMANA DA FEIRA CULTURAL DO DIA 10 ATÉ 14 NOVEMBRO DE 2008 A MINHA TURMA APRESENTOU ESTES TRABALHOS. NO BLOG DA ESCOLA TEM OS VÁRIOS TRABALHOS CRIADOS PELAS TURMAS DE ÁREA. O ENDEREÇO PARA VISUALIZAR BASTA CLICAR :

BLOG DA ESCOLA

domingo, 2 de novembro de 2008

Disciplina de Educação Física


A disciplina de educação física é necessária para o desenvolvimento corporal da criança. Principalmente para as séries iniciais. Conversando com a professora de Educação Física de minha escola, relatou-me que é grande a dificuldade dos adolescentes conseguirem aprender a dar toques na bola para aprenderem a jogar volei. E comentou-me que é necessário a prática desde cedo para desenvolver algumas articulações no corpo, facilitando a aprendizagem. E disse que o que faço com meus alunos (as) é muito importante. Eu ministro aulas todas as segundas-feiras e caso aconteça de não ter esta aula os alunos ficam insatisfeitos. A chuva atrapalha nestes dias. O magistério ajudou-me a elaborar jogos inclusive quando a aula (educação física) tem que ser dentro da sala.

  • Jogos calmos
  • Jogos moderados
  • Jogos ativos
Os jogos calmos são mais calmantes, para que as crianças não voltem agitadas para a sala de aula e tem o objetivo de que o aluno adquira conhecimentos gerais. Como exemplo:
Material:
Um pequeno objeto.
Procedimentos:
Em círculo, sentados o profesor (a) ficará no centro, pegará o objeto dizendo, mamífero, peixe ou ave. O aluno terá que dizer o nome do animal solicitado. Exemplo: mamífero, boi, vaca, peixe, camarão...

Os jogos moderados
Objetivo: aperfeiçoar a flexibilidade, reflexos e rapidez.
Material: Bola
Procedimento:
Jogadores divididos em duas ou três colunas, os primeiros de cada coluna terão que ter uma bola.
A um sinal dado o primeiro jogador de cada coluna passará a bola por cima ao segundo colocado e assim por diante. Ao chegar ao último jogador todos fazem meia volta e a bola, novamente, é passada até chegar ao primeiro. A coluna que primeiro terminar a passagem da bola, vencerá.

Os jogos ativos
Objetivo
Aquecimento, atenção e agilidade.
Material: nenhum
Procedimento:
Duas colunas , uma de cada lado.
Ao sinal, saltitando no mesmo lugar, ao segundo sinal cruzam-se trocando de lugar.