Total de visualizações de página

domingo, 26 de outubro de 2008

Organização do tempo - Uma tendência que esta ganhando espaço para uma qualidade de vida.

*Esta é uma foto da cidade do Rio de Janeiro. Na beira da praia foi figurado um cavalo e um cachorro com areia e pintura.

1º Refletir sobre nossas ações de organização sempre nos trazem algo de positivo, e uma consequência boa que, às vezes, no decorrer do dia a dia não observamos.
2º Perceber que na sua escola ou empresa em que trabalha já houve avaliações positivas a seu respeito é algo gratificante e é reflexo de nossas ações quanto a mudanças de atitudes. Dica: Se não houve aguarde, porque muitas pessoas observam, mas preferem mais tempo para depois reconhecer.
3º Dê tempo ao tempo, sentir-se bem com o novo ritmo de vida é o melhor presente para sua vida e de pessoas que convivem contigo.
4º Observar o meio ambiente que ganhamos ao nascer e aprender que o espaço em que vivemos é organizado faz perceber que podemos nos interagir com ele organizadamente.
5º Refletir quanto a luta que temos em nossa vida, principalmente, para adquirir bens materiais, esquecendo muitas vezes de outros valores tão importante quanto o financeiro, nos faz perceber o quanto somos egoístas; não reconhecendo que podemos mudar de atitude e investir em nossa paz interior.
6º A integração é necessária em nosso meio seja com amigos, conhecidos até mesmo com estranhos, quando conversamos informalmente. Faz com que o ser humano veja que o mundo é um todo e só anda com passos largos para um bem em comum quando todos pensarem juntos e não isoladamente. Esta é a lei, a regra da sobrevivência de todos.
7º Quantas vezes nos sentimos sozinhos ou entediados? Este sentimento vem de dentro de nossa essência de ser e é um sinal. E só vai embora quando reconhecemos que precisamos de algo a mais, a realização do nosso pensamento inimaginável (o que não acreditamos). E sermos um instrumento desta realização (essência do ser humano)é a cura de nossas ansiedades. Cada ser tem seu desejo, seu sonho e seu potencial de realizar suas ações em sua vida, mas é como um mapa que precisa da descoberta que será um tesouro para todos.
Rosali Cunha Thomas

segunda-feira, 20 de outubro de 2008






CASA CULTURA MARIO QUINTANA

O passeio educativo para a criança estimula a visualizar a escola como um espaço onde pode acontecer situações diferenciadas para aprendizagem. Incentiva o aluno (a) a integrar-se e relacionar-se com pessoas e ambientes diferentes do seu meio.
Conheceram uma escritora chamada Silvia Silva Benedetti que contou a história "De stack para a terra".
Vivenciaram experiências com atividades especiais promovidas pelo dia da criança: brinquedos, infláveis e oficina recreativa com Leonor Pereira.
Foi um dia muito divertido.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Estatuto do Idoso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_do_Idoso


O Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatíticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Segundo Anita Neri o Estatuto do Idoso (Lei 10.741) foi sancionado pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em 1 de outubro de 2003, porém publicada no Diário Oficial da União em Três (3) de Outubro de 2003 e garantindo e ampliando os direitos dos brasileiros com mais de 60 (sessenta) anos.
Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, considera os mais velhos como prioridade absoluta e institui penas aplicáveis a quem desrespeitar ou abandonar cidadãos idosos. Entre outras coisas, além do direito de prioridade, garante:
A distribuição gratuita de próteses, órteses e medicamentos;
Que os planos de saúde não possam reajustar as mensalidades pelo critério de idade;
O direito ao transporte coletivo público gratuito e reservas de 10% dos assentos;
Nos transportes coletivos estaduais, a reserva de duas vagas gratuitas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos;
No Art. 40 (quarenta), inciso II ( segundo) diz: idoso terá desconto de 50% , no mínimo, no valor das passagens, para aqueles que excederem as vagas gratuitas destinadas a estes, tendo renda inferior a dois salários mínimos; portanto cabendo aos orgãos competentes destinados a definir os mecanismos e critérios para exercício do inciso 2 (dois).
Que nenhum idoso seja objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão;
Prioridade na tramitação dos processos, procedimentos e execução dos atos e diligências judiciais;
50% de descontos em atividades de cultura, esporte e lazer;
Reserva de 3% de unidades residências nos programas habitacionais públicos;
A cargo dos Conselhos Nacional, Estadual e municipais do idoso e do Ministério Público, a fiscalização e controle da aplicação do Estatuto.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Integração e aprendizagens











Na semana do dia da criança utilizei a televisão em sala de aula por ser mais espaçosa que a sala própria para o vídeo. O filme foi Karatê Panda" com pipoca e refrigerante. E o divertimento propicia a integração novamente. O menino esta oferecendo pipoca e a menina distribui refrigerante que eu sirvo para eles oferecerem aos colegas. Percebo que esta integração facilita a comunicação, o respeito e a convivência.


A importância da música na escola eu aprendi com o PEAD no 3º semestre e foi muito empolgante. E estimulou-me a propiciar oportunidades sobre música aos meus alunos. Para que possam sentir e vivenciar realidades benéficas à educação deles. Foi mais uma vez uma demonstração importante da música para o ser humano. Refletida pelas crianças com o estagiário recebido pela escola. Ele trabalhou música com os meus alunos e aprendi mais um pouco observando sobre esta disciplina em minha sala de aula. Percebi em suas aulas a sensibilidade em que as crianças vivenciavam a música entre elas. Alunos que com a maior impaciência se irritavam em ficar perto um dos outros estavam descontraídos e se embalando abraçados um no outro. Uma aluna ao cantar em grupo fechava os olhos e sentia a música fluir percebi que ela estava concentrada. As perguntas feitas pelo estagiário eram diferentes porque não costumamos sentir a audição ou aprender a ouvir...Então apartir daí observei que ouviam atentamente. Escute...escute mais atentamente... Que sons estão ouvindo neste momento? Quais são os mais próximos? E os mais distantes? E que música esta ouvindo neste momento? Foi muito interessante vivenciar esta interação dos alunos. É impressionante o que a música faz com a percepção deles. Há concentração no que não conhecem e querem descobrir por meio dos materiais disponíveis. Adquiri um livro de como iniciar a música em sala de aula. As crianças perceberam e aprenderam o que é os sons musicais, ritmo alto, médio e baixo, percussão e a importância do silêncio (muito importante foi um pedido meu). Construiram materiais (de garrafa pet) que tocaram e fizeram apresentação na escola.


Ao conversar sobre a atividade de música com o estagiário disse-lhe que tive disciplina de música na faculdade e que fiquei muito feliz em recebê-lo em minha turma. Ministrou aulas de 45 min (durante um mês duas vezes por semana) para a minha turma. Pedi e obtive uma contribuição da parte dele, com a intenção de que eu ministre aulas de música e gostaria de contribuir com os colegas que visitam meu portfólio.
Um livro muito bom que ele recomendou é:
"Descobrindo a música".
Idéias para a sala de aula.
Autora: Elisabeth Krieger.
Minha observação das aulas do estagiário: Na aula do estagiário de música ele confeccionou instrumentos musicais com garrafas pet independente de tamanho. As crianças fazem sons, espontaneamente, com as garrafas cortadas. Ao encaixar as peças o aluno conseguiu sem a ajuda do estagiário. Escutaram o som das bolinhas (missangas coloridas kilo, arroz) caindo na garrafa. Percebi que as crianças ficaram motivadas com algo que às vezes lhes passa desapercebido no seu cotidiano; o som. Aprenderam a ouvir o ambiente (escutar os passáros). O estagiário ministrou aulas dizendo que ele seria o regente e as crianças a orquestra. Houve reflexão. Tocar os instrumentos ouvindo o som e obedecendo o ritmo que o estagiário pedia não foi fácil!
É importante a aula de música em vários sentidos, entre eles a sensibilidade que a criança adquiri e ela aprende a ouvir e fazer silêncio.
Foi ministrada uma aula com a letra da música da cantora Adriana Calcanhoto. Primeiramente, foi identificado uma estrofe. Identificação do ritmo do canto, o som meio alto, alto, baixo e meio baixo. Leitura. Foi explicado a atenção, silêncio e concentração. Estudaram a música e o ritmo.
Com os dedos do, re, mi, fa, sol, la, mi, ré, dó, as crianças sacodem as garrafas tentando formar um ritmo com a música. Na garrafa tem bolinhas coloridas com missangas e arroz e é muito divertido. Um grupo de crianças canta com o professor e o outro grupo assiste tocando os instrumentos confeccionados por eles em sala de aula.