Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Integração e aprendizagens











Na semana do dia da criança utilizei a televisão em sala de aula por ser mais espaçosa que a sala própria para o vídeo. O filme foi Karatê Panda" com pipoca e refrigerante. E o divertimento propicia a integração novamente. O menino esta oferecendo pipoca e a menina distribui refrigerante que eu sirvo para eles oferecerem aos colegas. Percebo que esta integração facilita a comunicação, o respeito e a convivência.


A importância da música na escola eu aprendi com o PEAD no 3º semestre e foi muito empolgante. E estimulou-me a propiciar oportunidades sobre música aos meus alunos. Para que possam sentir e vivenciar realidades benéficas à educação deles. Foi mais uma vez uma demonstração importante da música para o ser humano. Refletida pelas crianças com o estagiário recebido pela escola. Ele trabalhou música com os meus alunos e aprendi mais um pouco observando sobre esta disciplina em minha sala de aula. Percebi em suas aulas a sensibilidade em que as crianças vivenciavam a música entre elas. Alunos que com a maior impaciência se irritavam em ficar perto um dos outros estavam descontraídos e se embalando abraçados um no outro. Uma aluna ao cantar em grupo fechava os olhos e sentia a música fluir percebi que ela estava concentrada. As perguntas feitas pelo estagiário eram diferentes porque não costumamos sentir a audição ou aprender a ouvir...Então apartir daí observei que ouviam atentamente. Escute...escute mais atentamente... Que sons estão ouvindo neste momento? Quais são os mais próximos? E os mais distantes? E que música esta ouvindo neste momento? Foi muito interessante vivenciar esta interação dos alunos. É impressionante o que a música faz com a percepção deles. Há concentração no que não conhecem e querem descobrir por meio dos materiais disponíveis. Adquiri um livro de como iniciar a música em sala de aula. As crianças perceberam e aprenderam o que é os sons musicais, ritmo alto, médio e baixo, percussão e a importância do silêncio (muito importante foi um pedido meu). Construiram materiais (de garrafa pet) que tocaram e fizeram apresentação na escola.


Ao conversar sobre a atividade de música com o estagiário disse-lhe que tive disciplina de música na faculdade e que fiquei muito feliz em recebê-lo em minha turma. Ministrou aulas de 45 min (durante um mês duas vezes por semana) para a minha turma. Pedi e obtive uma contribuição da parte dele, com a intenção de que eu ministre aulas de música e gostaria de contribuir com os colegas que visitam meu portfólio.
Um livro muito bom que ele recomendou é:
"Descobrindo a música".
Idéias para a sala de aula.
Autora: Elisabeth Krieger.
Minha observação das aulas do estagiário: Na aula do estagiário de música ele confeccionou instrumentos musicais com garrafas pet independente de tamanho. As crianças fazem sons, espontaneamente, com as garrafas cortadas. Ao encaixar as peças o aluno conseguiu sem a ajuda do estagiário. Escutaram o som das bolinhas (missangas coloridas kilo, arroz) caindo na garrafa. Percebi que as crianças ficaram motivadas com algo que às vezes lhes passa desapercebido no seu cotidiano; o som. Aprenderam a ouvir o ambiente (escutar os passáros). O estagiário ministrou aulas dizendo que ele seria o regente e as crianças a orquestra. Houve reflexão. Tocar os instrumentos ouvindo o som e obedecendo o ritmo que o estagiário pedia não foi fácil!
É importante a aula de música em vários sentidos, entre eles a sensibilidade que a criança adquiri e ela aprende a ouvir e fazer silêncio.
Foi ministrada uma aula com a letra da música da cantora Adriana Calcanhoto. Primeiramente, foi identificado uma estrofe. Identificação do ritmo do canto, o som meio alto, alto, baixo e meio baixo. Leitura. Foi explicado a atenção, silêncio e concentração. Estudaram a música e o ritmo.
Com os dedos do, re, mi, fa, sol, la, mi, ré, dó, as crianças sacodem as garrafas tentando formar um ritmo com a música. Na garrafa tem bolinhas coloridas com missangas e arroz e é muito divertido. Um grupo de crianças canta com o professor e o outro grupo assiste tocando os instrumentos confeccionados por eles em sala de aula.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Rosali suas reflexões referentes à Vida Adulta, fazendo paralelo com Pieget, Vygotsky, Maturana e comparando as suas experiências que vem tendo no PEAD, envolvendo o seu desempenho com seus alunos. Meus parabéns, você demonstra estar aproveitando muito o Curso que realiza, para nós todos é uma satisfação muito grande.
Bonito trabalho com seus alunos!
Almejamos sucesso empreendedor em sua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Um grande abr@ço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS