Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de outubro de 2007


Aprendizagens da semana do dia 15/10/2007

A semana foi muito boa. As crianças se entusiasmaram em confeccionar as meias trazidas de suas casas para fazerem fantoches. Aprendi que a alegria faz parte da aprendizagem. Durante a aula o aluno Ivan queria utilizar rimas argumentando que ficaria engraçado os fantoches falarem deste modo. Percebi que seria interessante e deixei ele brincar. A televisão de papelão que havia feito no início do ano foi aproveitada como palco de teatro abrindo dois buracos um de cada lado; eles colocaram seus bracinhos para imaginar a história e mexer os fantoches. E os alunos inventaram histórias com os fantoches de meias. Por meio da história criada perceberam a importância dos personagens falantes e a diferença do narrador. Conforme iam inventando a história descobriam atitudes dos bonecos, como deviam proceder e me surpreendeu quando uma menina a Nattyelli que desde o início do ano não entendia como ser sociável com os colegas mudou sua atitude por meio da história deste modo; imitando o fantoche disse que eles não iriam mais brigar mas fazer as pazes. A história que inventaram, coletivamente, é esta:
As meias falantes
Era uma vez duas meias falantes que se apresentaram:
-Oi eu sou o Jaque
-E eu o Giovane.
-Sou um motoqueiro fantasma.
-E eu sou um pirata e tenho um papagaio nas costas!
Jaque falou:
-Vou matar o papagaio e fazer um churrasquinho!
Giovane respondeu:
-E eu vou arrancar os teus olhos!
Eles brigaram, sangraram... se encontraram um dia e pediram desculpas.
Houve trocas de atores e atrizes perceberam o que cada um faz e como acontece os papéis falantes.
Atores: Renan, Thiago, Ivan
Atrizes: Nattyeli Silva e Jaqueline

Nenhum comentário: