No início do ano é muito difícil às vezes dizer para a criança que para jogar o pedagógico é preciso amizade e colaboração de todos. Muitos dos alunos não compreendem que o jogo também pertence a aprendizagem em sala de aula. E começam a atrapalhar o andamento das atividades comparando a sala de aula com um parque de diversão. Demonstrando estar mais interessado então em ir ao banheiro, tomar água e a caminhar em sala de aula gritando. Neste instante compreendi que deveria haver minha intervenção neste sentido. Hoje todos jogam com a compreensão de que no momento dos jogos é necessário a colaboração de todos. Aprendem a tirar par ou ímpar quando necessário e a a jogar dominó de figuras geométricas com vários símbolos analisando com os colegas.
Nas fotos em que aparece as crianças na frente da classe é depois que contei uma história sobre dois irmãos que acordaram pela manhã e não encontraram mais símbolos no mundo. Não havia números no relógio, não havia sinalização no trânsito o que fariam... Depois da reflexão sugeri para os meus alunos se gostariam de contar esta mesma história para a classe de 1º ano. E os alunos gostaram da idéia encenaram e mostraram para a outra classe. Foi muito produtivo.
Respostas dos alunos:
- Se no mundo não existisse mais símbolos eu fugiria!
- Eu faria movimentos. Perguntei - Como assim? Não tem os caras que mexem as mãos? Eu faria o mesmo.
- O mundo seria muito chato!
- Eu não brincaria mais...
- Eu pegaria pedrinhas para não me perder no caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário