Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de maio de 2008

REFLEXÃO




Conforme o livro Teoria e prática de Estudos Sociais na página 110 que diz reconstituir a história de sua própria vida e a de outras pessoas próximas, a criança vai percebendo a inclusão de todos no processo histórico e não apenas dos grandes personagens. Refleti com este livro que o que propus aos meus alunos este ano vem ao encontro do que estou utilizando em sala de aula, a leitura de histórias infantis. Preocupo-me em conseguir desenvolver a participação em aula e a noção do passado. Então estou contando histórias muito mais este ano do que o ano passado.
Durante o mês de março houve datas comemorativas e a visita do \\\"ônibus da carris\\\" que contava toda uma trajetória de expansão da cidade de Porto Alegre inclusive sobre o bonde.
A consequência disso foi que eles trazem todos os dias uma história diferente para mim contar no final da aula ou nos intervalos. Houve uma aluna que comentou que sua avó ainda tinha uma boneca de um material liso, gelado e lembrei que poderia ser de porcelana. Foi durante muito tempo que trouxeram fotos dos jornais de tempos antigos de Porto Alegre aproveitei a oportunidade do jornal Zero Hora estar noticiando estes fatos da época e pedi que os alunos trouxessem figuras para motivar também a leitura de palavras. Apareceu até uma aluna com uma foto do tempo que o bonde era carregado por mulas e esta ganhou o dia ou melhor o passado; foi muito engraçado. Aprendi que às vezes tenho a intenção de propor algo que irá durar um tempo determinado mas, leva muito mais tempo pelo interesse e curiosidade das crianças que fazem a rede de conhecimentos.






Nenhum comentário: