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sábado, 20 de março de 2010

Atividades e reflexões da semana.

A turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos trouxe-me observações relevantes e diferentes do ano passado. Nos estudos de Piaget pude comprovar como é importante a observação com nosso aluno. Por meio das aprendizagens construídas no primeiro ano tanto e práticas como comportamentais; observei e fiz análises. Concluí que o período de sondagem seria bem mais longo do que a de minhas colegas visto que, muitos não sabiam ler e nem reconheciam o som das letras do alfabeto. Como estavam em um segundo ano teriam no mínimo estar lendo frases. E ao rever nesta turma do ano anterior algumas palavras silabas através do som liam:
ca- que- qui- so- cu em vez de ca - ce - ci -co- cu (o "CE" de cenoura por "QUE" de queijo e assim por diante.
A possibilidade é grande dos alunos terem aprendido este método e o som errado com seus pais ou avós. Então, resolvi retomar apartir deste ponto porque ao escrever no quadro a palavra "comeu" uns liam certo e outros liam "someu" . E não iriam compreender gerando dúvidas e angústias em suas mentes desestimulando-os consequentemente. E fez-me muito bem ao constatar que tinha sanado o ponto da dificuldade e notar os rostos compreendendo a aprendizagem adiante. Contudo, tive mais tempo dedicado a esta situação e constatei que em outros momentos desenvolviam com mais segurança as outras atividades.
Os estudos de Piaget sanaram muitas dos questionamentos que havia em minhas observações com as aprendizagens. Argumentei na escola. E o ano passado professoras do primeiro ano resolveram conhecer o método alfa&beto. Gostaria de ter tido a mesma oportunidade para fazer observações de continuidade e não foi possível. As professoras do primeiro ano não quiseram continuar o projeto. Observei que os alunos em seus comportamentos não queriam ler e sim que eu lês-se os enunciados das atividades. Estranharam o material que utilizo quadro, giz e material pedagógico como histórias infantis, tampinhas, palitos e jogos. O material do projeto alfa&beto dizem que é muito rico em ilustrações. Então, refleti que teria que tomar algumas atitudes coloquei um computador em sala de aula estou trabalhando com um CD que adquiri ao fazer o curso Informática x Jogo x Alfabetização. Percebi que os alunos teriam um acesso com o objeto de aprendizagem antes de levá-los na sala de informática. A escola este ano é que criou o laboratório de informática e a curiosidade é grande. O estímulo foi imediato.
Em outras palavras, Piaget (1975) define que o equilíbrio cognitivo implica afirmar a presença necessária de acomodações nas estruturas; bem como a conservação de tais estruturas em caso de acomodações bem sucedidas. Esta equilibração é necessária porque se uma pessoa só assimilasse, desenvolveria apenas alguns esquemas cognitivos, esses muito amplos, comprometendo sua capacidade de diferenciação; em contrapartida, se uma pessoa só acomodasse, desenvolveria uma grande quantidade de esquemas cognitivos, porém muito pequenos, comprometendo seu esquema de generalização de tal forma que a maioria das coisas seriam vistas sempre como diferentes, mesmo pertencendo à mesma classe.
REFERÊNCIA:
PEAD- Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I
PIAGET, Jean. O desenvolvimento mental da criança. In: Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense,1986.
Wikipédia acesso no dia 20/03/2010.

2 comentários:

Profa. Luciane Corte Real disse...

OI Rosali!!!
Fiquei emocionada de ler tua postagem...
pois o que fizeste não é fácil de fazer, juntar prática, teoria e reflexão... Para avançar nos estudos vou te perguntar a partir da tua citação do Piaget, como observas a generalização no trabalho dos alunos?
Bjão profa. Luciane.

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Prezada professora Luciane,
a partir da citação de Piaget observei a generalização dos trabalhos dos alunos na informática como algo de muita interação e curiosidade. Ao apresentar o "novo" objeto de aprendizagem para a turma ficaram à vontade para descobertas. E ao conduzi-los ao bloco de notas queriam aprender como aumentar a letra, colorir e porque ficava tudo junto? Ao constatar que três alunos recusaram-se a ir até o computador perguntei a causa. Responderam-me que se sentiriam melhor escolhendo o colega. E não houve oposição da turma. Houve sim uma mudança de estratégia (esquema) de colocação de duplas para haver assimilação do novo objeto de aprendizagem pelas três crianças. E juntos foram utilizar com a turma o computador com jogos de alfabetização e descobriram também o bloco de notas que relacionaram com o seu novo caderno de anotações. Muitas vezes na assimilação sinto que tenho que construir com o meu aluno para haver a acomodação das aprendizagens resultando em uma generalização construtiva. Exigindo de mim mais trabalho e mais satisfação. Um forte abraço, Rosali.