Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de março de 2010

A escola e a família do aluno.

Quando faço um diagnóstico da turma no início do ano através da sondagem e pesquisa da ficha preenchida pelos pais observo os alunos e concluo com os pais na reunião; as mudanças de atitudes. É uma estratégia que funciona muito bem. Conversando com a colega Jane disse-me que tinha uma dinâmica para aplicar com os pais. Eu não conheço e nem tenho muito conhecimento do comportamento e das realidades dos alunos quando os recebo todos os anos. A minha intenção é conhecê-los na integra. E este ano resolvi conhecer os pais a partir do que pensavam sobre o trabalho do professor (a) junto com a colaboração dos pais. Escutei no rádio que muitos pais acreditam que quando entregam os filhos na escola é como se fosse um depósito. Esquecem até a hora de buscá-los. Não ensinam a responsabilidade de respeito porque não conseguem fornecer aos filhos exemplos condizentes.
A dinãmica que apliquei através da conversa com a Jane foi distribuir balas aos pais e depois pedi-lhes que tentassem abrir com uma mão. Fiquei surpresa ao ver que alguns tentavam colocar a outra mão e mais rápido que eles eu dizia: - Não mesmo só com uma mão! E eles riam. E outros após abrirem só com uma mão já comiam a bala. Bom, disse-lhes que a mão tentando abrir a bala é a escola. A outra mão parada é a família. E a bala é o aluno. Perguntei se tinha sido fácil. E muitos responderam que não. Por isso que peço a colaboração de acompanharem seus filhos em seus cadernos e terem um outro conceito de escola. E que no final do ano seria muito tarde para aprenderem a ter responsabilidade.
Chegou um pai atrasado. E todos ficaram olhando para mim e o pai do aluno. Olhei e pensei faço ou não com este pai? Pensei seria injusto com os outros se não fizesse. E fiz a mesma dinâmica. O pai ficou com o rosto vermelho. E casualmente, comentei relatos de acontecimentos em sala de aula. E ele era o pai do menino que atira pedras em vidraças e outras atitudes (depois fiquei sabendo). Eu acho que dei uma despertada nesta família porque o pai e a mãe não param de perguntar indo na escola e escrevendo no caderno como está o aluno em seu comportamento. Que bom que a colega Jane ajudou-me com sua dinâmica. Os professores tinham que ser mais unidos e as escolas em conjunto para uma socialização. Um bem para todos.

Nenhum comentário: