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domingo, 9 de maio de 2010

Consciência fonológica



A criança de segundo ano do ensino fundamental não tem uma noção definida do que é uma prova de avaliação. E explicando que seria para avaliar suas aprendizagens e aprender com os errinhos; alguns não quiseram compreender desta forma. Procedendo da mesma maneira como se estivesse utilizando seu caderno, conversando e trocando idéias. Refletimos juntos. O porquê deste modo. Fizeram silêncio e concentração. A análise da prova foi melhor que o ano passado (pouca coisa, mas melhor). Observei que ainda há alguns alunos que não alcançaram a média da escola. E que na entrada do mês de março não sabiam as letras do alfabeto e nem seus sons. Houve um avanço significativo nas aprendizagens porque iniciaram o nível pré-silábico.
Reconheço que tenho que intensificar atividades com traçado de letras e reconhecimento de seus sons aprimorando habilidades de consciência fonológica com a leitura e a escrita.
Sites que pesquisei para atividades de aliteração:
http://www.smartkids.com.brDitadohttp://www.smartkids.com.br/cms/d/jogos/ditado/Aprender as horashttp://www.smartkids.com.br/cms/d/jogos/relogio/aprenda-as-horas-brincando.htmlAdição e Subtraçãohttp://www.smartkids.com.br/cms/d/jogos/matematica/jogo-da-adicao.htmlCinco Sentidoshttp://www.smartkids.com.br/cms/d/especiais/sentidos

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Rosali

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Rosali aqui trouxeste teoria com prática, mas acredito que você pode aprofundar um pouco mais esse assunto, numa reflexão ou embasamento teórico. Ok!

Abraços

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Prezada tutora Patricia,o embasamento teórico tenho com a pesquisadoras
Ferreiro e Toberosky (1986) ao estudarem o desenvolvimento da língua escrita dentro de uma abordagem epistêmica e psicolingüística, demonstraram como a criança constrói e compreende o sistema alfabético da escrita. Segundo as autoras, as passagens pelos estágios pré-silábico, silábico e alfabético se dá pela descoberta de que a escrita tem relação com a fala. Suas descobertas foram fundamentais como apoio para novos estudos, no entanto, não caracterizam com clareza como a criança constrói suas hipóteses após sua elaboração alfabética de escrita, já que para que a criança possa evoluir para construções ortográficas é necessário perceber que a escrita não é fiel à sua oralização.

Segundo Morais (1999), a partir dos anos 90, foram iniciados estudos para analisar não apenas a natureza dos erros ortográficos das crianças, mas também para descrever e explicar o seu progresso em leitura e escrita, havendo um consenso entre os pesquisadores de que o progresso da criança, após a hipótese alfabética, não pode mais ser caracterizada por um modelo de estágios.
Abraço, Rosali.