Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projeto de Aprendizagem

No laboratório de informática após os alunos acessarem o endereço do pbworks tentaram entrar nos links dos grupos para complementar o trabalho escrevendo as respostas tratadas em grupos. E ao escreverem no computador as respostas não salvava. Ou então, abria e não ia até os links dos grupos, a página ficava pela metade. O projeto de aprendizagem em sala de aula é algo previsível e mediado pela professora naturalmente. O P.A. virtual para a criança que não tem experiência prática é algo curioso e fantasioso entre elas; sem ao menos conhecerem o objeto de aprendizagem. No entanto, ao terem contato com o virtual e não satisfazerem sua curiosidade tornam-se impacientes. E o que pode ocorrer é um desetimulo no desenvolvimento da aprendizagem. Percebo que no texto lido no ano de 2009 no semestre 1 na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob enfoque da psicologia II, comentava que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento e não vice-versa.
Obtive um reconhecimento na escola por apresentar dificuldades para acessar o programa e estou preparando-me para fazer um curso no dia 01/06/2010 pela Secretaria de Educação para conhecer o programa Linux e ministrar aulas com maior conhecimento para os alunos e professores neste sentido. A criança precisa ter um assessoramento completo.
No entanto, as aprendizagens continuaram na entrada do pbworks e observei que acessavam os links do blog da escola, da galeria de imagens e site do google. No site de pesquisa do google eles ficavam dispersos suponho que seja por não verem algo atrativo, muitas letras e palavras para lerem. Percebi que sugestões de links seria o ideal para iniciar as pesquisas. Ainda assim, eles poderiam interar-se mais no assunto pesquisando em revistas e jornais, lendo com calma em casa. E depois ler com maior conhecimento na internet o assunto pesquisado. A experiência com pesquisa é nova para os alunos, ofereci livros para fazerem o trabalho ficaram perguntando como fazer e como procurar no livro. A proposta é prepará-los aos poucos para um terceiro ano onde possam pesquisar e perguntar mais sobre a realidade. Quando formos para o laboratório de informática questionarei os temas e eles compreenderam o que estou falando e propondo. Até poderemos comparar entre as formas de pesquisas a que mais gostaram, a feita em casa ou a virtual e o por quê?
REFERÊNCIA
PEAD - Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I
PIAGET, Jean. O desenvolvimento mental da criança. In:Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro:Forense, 1986.

4 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Parabéns Rosali! que ótimo, agora pretende se aventurar num curso de Linux... que ótimo!

Abraços

Ser professor é...

"Questionar a própria prática, buscar uma melhor qualidade de vida, enriquecer o conhecimento cotidiano, assumir a responsabilidade social da educação, dialogar com a incerteza e aceitar que é preciso sempre aprender, ou seja, ser um inovador." Délcia Enricone

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Prezada tutora Patricia, acertaste na palavra aventurar-me. Comecei no dia 01/06/2010. Estou indo muito bem. Sabe encontrei outra tutora lá. Não sei se conhecces é a Cátia do Pólo de São Leopoldo muito simpática. É muito bom o curso. Só que é a noite acredito que com meu esforço ajudarei a escola através do conhecimento deste curso ensinando os professores. Todos saem ganhando os alunos (sementinha) principalmente. Abraço,

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida, como está sendo o curso?

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Ótimo. A noite é muito fria e estou com muita dor de garganta e não tenho nenhuma falta. Porque senão, não tiro o certificado. Abraço, Rosali.