Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reflexão das aprendizagens

No curso de capacitação da oficina de Linux Educacional participei de uma dinâmica interativa. Na qual nós professores construimos uma reeleitura coletiva após assistir em vídeo uma história. A partir dali viajei em pensamento quanto a minha preocupação os alunos que estavam agitados em sala de aula poderiam concentrar-se por meio de um aparelho de som e música. Levei o aparelho de som e um CD com músicas "Arca Noé". Geralmente, pela manhã (cedo) eles concentram-se muito mais com produção nas aprendizagens e após o recreio são mais agitados. Portanto, a estratégia foi oferecer o aparelho após o recreio. No entanto, uma aluna disse: -Professora eu trouxe um cd de histórias infantis podemos escutar? Acredito que a aprendizagem deve ser construída pelo grupo. E que são mais significativas a partir desta ação conforme teorias de Piaget e Vygotsky. E o meu Cd ficou para outro dia. Tanto para Piaget como para Vygotsky, o ambiente de sala de aula requer interação social, embora por condições distintas. Para Vygotsky, o ambiente social é a fonte de modelo dos quais as construções devem se aproximar. A aprendizagem, e o desenvolvimento são adquiridos por modelos e, claro, pela motivação da criança. Para Piaget pela interação com os colegas e adultos.Vygotsky coloca que no cotidiano da crianças, elas observam o que os outros dizem, o que falam, e porque falam, internalizando tudo o que é observado e se apropriando do que ouviu e viu. Recriam e conservam o que se passa ao redor. E eu tinha colocado para eles uma reflexão sobre seus comportamentos. A criança vai criando estruturas linguisticas e cognitivas, mediado pelo grupo.
Portanto, as outras crianças que não tem aula no laboratório de informática da escola falam com as minhas na hora do recreio sentindo-se até injustiçadas mudando seu comportamento com os outros professores. Os professores não sentem-se com capacidade de ensinar e de levar seus alunos e estes reclamam. Atualmente, querem jogar jogos pedagógicos. A oficina de Linux propociona aprendizagens no programa sobre jogos educativos enviados pelo MEC (localizado em seu desktop). É o tuxPaint e KolourPaint. Esta foi mais uma estratégia para conquistá-los com o projeto de aprendizagem, pois através dele quero dar uma continuidade mais significativa nos estudos.

Referência:
SAYEGH, Flávia. As relações entre desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygotsky.


3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida!

Isso realmente é um problema, uma turma vai ao laboratório e outra não... não existe por parte da direção tentativas para estimular esses professores???

Abraços

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Inicialmente, a direção da escola liberou o laboratório de informática para quem quiser utilizar com seus alunos. Muitos professores colocaram como obstáculo, a causa o comportamento das crianças porque poderiam estragar os computadores. Conversando com a tutora Cristiane explicou-me que com sua experiência com os alunos pequenos observou que o comportamento deles é mais respeitoso do que o dos adolescentes. Então, constatei que os alunos estavam felizes e comportavam-se muito bem. Percebi que poderia fazer algo para estimular os professores oferecendo-me para ensinar as minhas aprendizagens de como utilizar a tecnologia com as crianças em algum horário disponível. E a direção aceitou. Estou cursando no NTE para compreender melhor o sistema operacional do Linux que comparado com o Windows não é muito diferente. E todos os computadores da escola são com este sistema operacional. A escola pretende na semana de formação antes das férias de julho oferecer aos professores interessados, aprenderem sobre o Linux comigo. Há também interesse dos professores de área de cursarem o próximo curso no NTE. Comecei a praticar o que aprendia no curso do NTE no laboratório de informática.
Um abraço, Rosali.

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom! Espero que dê tudo certo! Bjs