Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de junho de 2010

ÁBACO - CONFECCIONANDO & SUCATA

No projeto de aprendizagem utilizei o vídeo do You Tube do professor Dimas Mello Braga na aula no laboratório de informática para demonstrar a utilização do ábaco e os alunos compararem com o que criamos na sala de aula. Nunca tinham ouvido falar e não conheciam este instrumento de contagem dos números. Então, percebi ser necessário que pelo menos visualizassem este objeto em ação. Perceberam através do vídeo colocado no pbworks do P.A. que os alunos do vídeo montavam as caixas de papelão como eles tinham feito anteriormente. Só que no vídeo alguns alunos iam além da criação do ábaco e contavam os canudinhos organizando em seus devidos lugares. Foi bem interessante. Comentaram escrevendo em seus grupos no pbworks a descoberta. Continuaram em sala de aula a construção do ábaco agora com mais entusiasmo.Um dos aspectos que tem sido objeto de discussão é a relação entre a informática e a educação. Então, procurei ler vários livros a este respeito. Teve um que chamou-me a atenção porque relatava a opinião dos autores Barros e D'Ambrósio. A opinião é Educar para a informática que significa para eles preparar o educando/cidadão para saber usar essa tecnologia e ter condições de interpretar, seus efeitos sociais. Nessa perspectiva, a escola tem por função ajudar a preparar o educando para exercer a cidadania na sociedade.

Referência:

HAYDT Cazaux Célia Regina. Curso de didática Geral. 1997 Editora Ática.

Nenhum comentário: