Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O computador como recurso de aprendizagem

Estou muito satisfeita com a utilização do computador com os alunos de segundo ano na escola. Refleti que o projeto de aprendizagem com o recurso do computador facilitou meu trabalho com os alunos. Eles tem uma realidade socio cultural e econômica muito humilde. Condições para adquirir este conhecimento somente pela escola. Percebi que foi uma surpresa para eles o vídeo pesquisado no you tube sobre o trabalho que estamos construindo; o ábaco.
Até pouco tempo atrás o uso de computadores em escolas era fora da realidade e inacreditável. era uma realidade para escolas provilegiadas. Atualmente, o uso de computadores no processo pedagógico já é uma realidade e uma conquista da escola. Eu e a colega Jane vivenciamos uma experiência com nossos alunos. Sua turma visitou a minha turma no P.A (pbworks) ( as duas de segundo ano). No entanto com realidades socio econômicas bem diferentes. Esta relação proporciona ao aluno o conhecimento de novos temas envolve a criança e oferece condições para ela investigar, interpretar e analisar outras formas através de interação com outros sujeitos. Vigotsky explica a interatividade e a construção coletiva do conhecimento em um meio sócio histórico cultural que pode acontecer entre aluno/aluno. Piaget estudou a Biologia e especializou-se nos estudos do conhecimento humano. Portanto, há também uma evolução entre o sujeito e seu meio, ou seja, há um desenvolvimento de aprendizagens através de esquemas, assimilação e acomodação; teoria da equilibração que seria um ponto de equilibrio entre assimilação e acomodação. Portanto, uma interação da criança com o novo ambiente da informática.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida, muito legal a sua iniciativa! é muito importante o professor da escola pública ter em mente a questão da inclusão digital.

Parabéns!

bjs