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domingo, 24 de outubro de 2010

SEMINÁRIO INTEGRADOR - EIXO 6

No semestre da disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especias experimentei algo novo. Uma experiência para o resto de minha vida. Conhecer a vida de alunos (NE) e fiz um estudo de caso com a aluna Fabiana. A escola é um espaço onde nos encontramos diante de uma pluralidade de diferentes contextos sociais na educação. É relevante nos concientizar-mos disto em nossa realidade escolar. Necessário sermos professores de formação com muitas habilidades e competências em vários sentidos. Em psicologia, conhecimentos em áreas diversas como sociais, políticas, federais e em filosofia para compreender o mundo de outras formas e não só a que evidenciamos através das informações na mídia. Notamos, uma realidade de formação bem diversificada de habilidades e competências na formação do professor atualmente.

A celula inicial que funda um organismo constitui
sua estrutura inicial dinâmica (...) o presente do organismo surge em cada
instante como uma transformação do presente do organismo nesse instante. O
futuro de um organismo nunca está determinado em sua origem. É com base

nessa compreensão que devemos considerar a educação e o educar.

(Maturana, Humberto,1998).

Disciplina de questões étnicas raciais propôs uma atividade de pesquisa na escola que fiz e fiquei maravilhada. Encontrei entre muitos dos entrevistados, um menino que tem orgulho de ser negro. As respostas dele estavam determinadas e seguras. Coloquei no blog da escola o diário on line em forma de link “Questões étnicas” criado pelos tutores Renato e Janaína, o qual surtiu um efeito muito grande! Uma lástima que não o alimentam mais para refletirmos. Atualmente, a escola está tendo muito acessos com o seu BLOG (bem embaixo da 1ª página no blog) inclusive soube que é um referencial para todas as escolas. A Secretaria de Educação e a diretora confirmaram esta afirmação e fiquei impressionada. A SEC (recursos humanos) o visualiza constantemente. Concluo que esta criação do diário on line por tantos anos devo muito ao Projeto de Educação à distância e todos os professores e tutores, ao Seminário Integrador orientado pelos professores Silvestre Novak e Luciane Corte Real. A professora Luciane é uma pessoa especial onde busca integrar, intervir e conciliar de uma forma muito habilidosa e segura.

Na escola em que atuo há sempre divergências quanto a avaliação de alunos (as) com esta singularidade (NE). Uma das reflexões que fiz através dos textos foi que, realmente, a escola precisa pressupor uma adoção de um modelo de currículo que facilite a aprendizagem de todos os alunos em sua diversidade. Inclusive tenho colocado esta conclusão nas reuniões de unidocência. Conclui que a sala de aula, a escola e o meio ambiente onde vive a criança com situação de desvantagem são locais que bem orientados pelo professor (a) podem se tornar durante o convívio mútuo, um novo mundo, onde eles interagem com o meio social na escola. A prática de esportes e os relacionamentos com os colegas estimulam socialmente. As atitudes de cooperação, cumplicidade e companheirismo é muito importante para acontecer um desenvolvimento cognitivo satisfatório na criança. Sem esta pratica na escola fica muito mais difícil; tanto para o professor como para o aluno o desenvolvimento da aprendizagem. O esporte para os deficientes físicos tem grande função estimuladora no seu organismo, articulando todos os movimentos do corpo inclusive o do sangue, que envolve a circulação; que é tão importante para o cérebro. A escola deveria ter ou receber, periodicamente, listas de instituições capacitadas para proporcionar o atendimento de seus alunos com situação de desvantagem ao chegarem na escola.

Referência:

MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 1998.





Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito interessante Rosali! Quais aspectos obeservados destacaria de seu estudo de caso?

Beijos querida