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domingo, 10 de outubro de 2010

QUAL É A QUESTÃO?

No eixo VI na disciplina Seminário Integrador com o professor Silvestre Novak foi um dos momentos mais importantes da minha vivência acadêmica. Na época, necessitava de evidências comprovatórias para segurar-me dos fatos na escola. Então, na ocasião foi um professor habilidoso em recomendar livros nos quais pude compreender muitas questões no meu cotidiano escolar. Haja vista que, os educadores por natureza são muito críticos e políticos nas escolas. E os textos lidos foram de encontro para sanar minhas dúvidas. Entre eles gostaria de destacar um trecho do texto escrito por Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa¹ (2003,p.2):
Sabemos que não, pois nossa escola ainda é tradicional. Nela, a proposta de trabalho, normalmente, é do professor. Nós professores estamos acostumados a pensar pelo aluno [...]. Se tomássemos em consideração as informações que já temos sobre como as crianças e nós mesmo aprendemos, deveríamos pensar em criar ambientes abertos à explorações e interações, onde os alunos pudessem alimentar
seus interesses e curiosidades, efetuar escolhas e ter o tempo necessário para experimentações.

Apresentei argumentos e evidências das aprendizagens dos alunos. Aumentando o meu prestigio na instituição escolar com o conhecimento adquirido. Isto tudo porque a questão de saber fazer perguntas, questionar, intervir e argumentar para que o aluno aprenda e perceber a aprendizagem com sabor é o mais importante. Desperta com a prática em sala de aula a habilidade de nos expressar também com os outros. O desafio de não perguntar, o medo de se expor desaparece e entra o prazer de ir em frente. Não é a toa que as perguntas movimentam o mundo.

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¹ Texto extraído do livro Internet em sala de aula:
MAGDALENA, Beatriz C. e COSTA, Íris E.T. Internet em sala de aula: com a palavra os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ótimo Rosali, mas como fazer para despertar o pensamento crítico nos alunos? Basta questionar?

Abs

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Prezada tutora Patricia,
não basta apenas questionar o aluno. O educador precisa e tem que querer ter a habilidade de despertar o pensamento crítico na criança. Rubens Alves é um autor que busca despertar o pensamento crítico pela leitura. Na escola procuro não perder a oportunidade da reflexão. Até mesmo a história infantil relaciono com os acontecimentos de suas realidades. Portanto, os fazem refletirem e dar posicionamentos referente ao assunto, motivando a todos participarem. É a parte que mais me divirto no íntimo. Porque nos seus comentários críticos acompanho o desenvolvimento de como eles chegaram no início do ano e como estão se desenvolvendo com suas reflexões. Os noticiários da televisão que vêem e ouvem, seus comportamentos na hora do recreio tanto meninas e meninos são motivos para reflexão. E saber ouvir a criança percebo ser fundamental. Esclarecer suas ansiedades tanto particular como com a turma. Contudo, me estimulo quando acontece de um familiar vir comentar-me, positivamente, como seu filho mudou em suas aprendizagens. Porque demonstra minha competência como educadora. Contudo, há sempre muito o que fazer...Todo ano percebo que melhoro ainda mais em minhas análises. Um abraço,