Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

EIXO VII

Interdisciplina eduad037 – linguagem e educação MÓDULO 1 – MÚLTIPLAS LINGUAGENS A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais

O estágio durante o processo de formação no PEAD foi uma estrutura de aprendizagem onde consegui refleti com meus alunos mais profundamente. Visto que, alguns não conheciam de pertinho um computador. Muitas dificuldades na leitura. Quando questionados se queriam conhecer diziam: - Depois. No entanto, percebia que de alguma maneira tinha que despertar suas curiosidades. No entanto, pela pesquisa feita para conhecer quantos alunos tinham tido contato com computador tive uns cinco alunos. Planejei articular organizando em duplas os alunos com noções de informática com os outros sem noção.Mas, não era suficiente o power point e outros programas. Precisava de algo mais significativo. E que relacionasse com as aprendizagens para eles. Percebia que alguns tinham dificuldade de coordenação motora. Não sabiam clicar com a mão no botão. A escola não tinha recursos como Cds e internet em sala d eaula. No entanto, havia feito um curso anteriormente. O qual tinha-me fornecido um CD de alfabetização com jogos. Foi o passo que precisava para colocá-los dentro da sala d einformática e pilotar o pbworks do jeito deles. Aprenderam a escrever comentários e acessar o blog da escola. Para vivenciar as aprendizagens no pbworks criei privado. E todos dos vinte e três alunos tiveram que fazer um e-mail. Para alguns eu ensinei na sala. Impressionei-me quando uma mãe postou no blog que quando foi levar seu curriculo para uma entrevista de emprego ela não tinha e-mail. Lembrou que seu filho tinha comentado que havia feito com a professora. E pediu a ele rapidamente. E colocou em seu currículo para receber resposta para seu emprego. Entre os 15 comentários dos alunos no blog destaca-se o da Supervisora que acompanhou as atividades pedagógicas. Esta supervisora também tinha muita dificuldade e aprendeu comigo a entregar-se sem receio para um computador. E isto para mim é muito gratificante.

O projeto de leitura desenvolvido pela turma 21 possibilitou desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita e o gosto pela leitura.Também a disponibilidade de um computador em sala de aula contribuiu para o aumento do gosto pela leitura.Parabén a turma 21 e a sua professora pela iniciativa. Supervisora Rosemere26 de agosto de 2010 05:5

Mey (1998) pondera que é o discurso social que designa ao letramento seu papel apropriado. Logo, outras perguntas que nos fazemos como pro fessores e formadores de professores dizem respeito à função que o letramento ganha na sociedade, ou seja, para que o mesmo serve em contextos e épocas diversas. Com isso, passaríamos a nos preocupar com o modo como discursos sobre os diversos tipos de letramento funcionam na sociedade


Comentário da mãe:

A professora Rosali esta ensinando aos alunos a usar o computador, eu como mae de um de seus alunos tive uma esperiencia bastante curiosa, recebi uma proposta de emprego e nao tinha imail, para receber da mesma, pois foi ai que meu filho pude colocar em pratica o que ele aprendeu ,ele me passou seu imail para que eu pudesse receber a proposta de emprego e ainda me ensinou como enviar e receber imail, so tenho a agradecer o incentivo da prof. e da escola. cristiane mae do aluno Matheus da t. 21

27 de setembro de 2010 07:24


REFERÊNCIA:

DALLA ZEN, Trindade - A leitura e a escrita e a oralidade como artefatos culturais, 2002.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali que bacana! Meus parabéns pelo belo trabalho que vem desenvolvendo em sua escola, pois além de educação é um trabalho social! ;)