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domingo, 28 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS TECNOLOGIAS



Valente e Freire (2001) criticam as formas de utilização dos programas de computador na Educação Especial dizendo que a maioria dos softwares educacionais, usada na educação especial, não tem como objetivo o desenvolvimento da autonomia do aluno. Conforme o autor as abordagens adotadas, geralmente, partem do pressuposto de que a criança com necessidades especiais apresenta baixa capacidade mental ou não tem inteligência suficiente para aprender e, por isso, as atividades propostas a ela devem ser condizentes com esse quadro. Dentro de uma abordagem construtivista temos que pensar na educação especial como o desenvolvimento da autonomia e das potencialidades dos sujeitos, independente do grau de suas necessidades especiais.
O CDROM de alfabetização de autoria da professora Arllete Mabilde é uma mídia muito relevante e educativa. E esta sendo utilizado na sala de recurso da escola para alunos NE. Este CD-ROM foi incluido como material do curso na Editora Projeto. Esta mídia que foi utilizado, tem 40 jogos para alfabetização, tendo sido trabalhado durante o curso “Aprendizagem, informática e jogos” . O CD-ROM foi utilizado durante o estágio contribuindo com o projeto de aprendizagem, entre os jogos estão: Veritek (12 tipos), Jogo dos pares com quebra-cabeça (4 tipos), Janelinhas (2 tipos), cobrir palavras (2 tipos), Jogos dos pares(4 tipos), Cubos coloridos (1 tipo), Cartela figura palavra (3 tipos), Cartela figura silaba) (3 tipos), Memória (6 tipos) e transformações (3 tipos). O jogo VeriteK é uma caixa retangular com 12 quadrados enfileirados, dois a dois, dentro dela. De um lado de cada quadrado há um número, do outro, uma parte colorida. Ele serve de suporte para jogos didáticos de correspondência. O jogo em sala de aula ou no espaço de informática não é pedagógico sem a mediação da educadora. A utilização de jogos pode ser interpretada como algo novo e que está na moda. No entanto, com uma amplitude de maior intenção da educadora promover a reflexão dos alunos a utilização dos jogos para a utilidade educativa. Contudo, percebo que não somente de tecnologias, mas a utilização delas como meio de inclusão de pessoas socialmente. Através do vídeo temos vários filmes recomendados por meio da disciplina de da professora Daniela Magalhães Corte Real foi favorecido através de fóruns e debates projetos feitos com estes filmes que fazem a reflexão.:
Uma mente brilhante e Uma lição de amor.
REFERÊNCIA:
MABILDE Y. Arlette. CD-ROM com 40 jogos para alfabetização.Projeto Revista de Educação nº10 "O jogo na sala de aula."
VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira (Orgs.). Aprendendo
para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

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