Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR - EIXO IX

Na relação com meu aluno percebo que crescemos muito neste período de formação de Graduação no PEAD. Em um contexto geral, incluo os responsáveis pelas crianças. Durante este período ampliei meus estudos com as pesquisas. A pesquisa gerou uma idéia de incluir os pais, mães e responsáveis para criarem o hábito da participação com seu filho na escola e me auxiliando na observação da teoria e prática. O questionário que preenchem é no início do ano e ou no final. Os questionamentos não são somente em sala de aula, mas em um processo de continuidade em casa. Esta ação me estimulou a conhecer mais meu aluno, me integrou com a família facilitando minha reflexão quanto aos procedimentos pedagógicos adotados com o aluno positivos ou negativos. Percebi que a família ficou mais à vontade de comentar e aceitar fatos referentes à criança porque havia uma integração. Citando o professor Paulo Freire que diz sobre a ação-reflexão-ação (Freire, 1983, p.149). E contextualizando suas aprendizagens sobre as atitudes, em conjunto com os maiores interessados (os pais) e eu de saber o que acontecia com o aluno em sua realidade em casa. Como professora o conceito adquirido pela Comunidade e a escola com esta prática é bem positivo. Contudo, houve uma interpretação dos colegas não muito positiva, argumentando que poderia ser inoportuno. Argumentei que a teoria e prática faziam parte deste processo de construção do conhecimento com os meus alunos. No entanto, as divergências foram construídas positivamente. Quando tive um obstáculo grande de integrar os alunos no laboratório de informática alguns alunos não tinham conhecimento e nem queriam aceitar a idéia. Percebi que se sentiam inferiorizados quanto aos outros que sabiam um pouco mais sobre computadores. Os familiares me ajudaram facilitando minha ação pedagógica. Cada pedra encontrada no caminho construiu um castelo.

Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_popular acesso dia 14/11/2010 às 22:30 min


Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bacana! Aposto que hoje já estão voando no computador!!! hehe