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domingo, 7 de novembro de 2010

Tecnologia na escola - EIXO VIII

“o homem se afirma no mundo objetivo, não apenas no pensar, mas também com todos os sentidos” (MARX, 1987, p. 178)

Estamos vivendo a inclusão digital nas escolas. Durante o estágio vivenciei forte este acontecimento que coincidiu com meu aperfeiçoamento. A princípio observei que os educadores deveriam estar preparados para receber uma sala de informática para exercer todo o potencial oferecido por este espaço. No entanto, não ocorreu desta forma lógica, pelo menos o que mostra as pesquisas de jornais e revistas no Estado do Rio Grande do Sul. Portanto, a inserção das tecnologias demora mais quando os educadores não estão preparados em sua formação para que chegue à educação. O educador é o objeto que media e atualiza-se para propor ao educando a informação, ou seja, através do computador. Aprendi no estágio que os alunos com mais dificuldades modificaram suas atitudes e aprenderam com o conhecimento adquirido. Foram feitas pesquisas sobre assuntos dos mais diversos. Alunos que tinham coordenação motora difícil assimilaram e adaptaram-se com o mouse. Alunos perceberam que se não fosse a escola não teriam outra chance de conhecer tão de perto o computador. Realmente, o computador estimula muito os alunos a lerem principalmente. Portanto, a formação do professor é importante neste meio, mas a dos funcionários neste sentido também poderia ajudar em muito. Depois de apresentar o Wiki na escola para os professores atuarem neste recurso, a secretaria teve a idéia de criar um também para os pais receberem os avisos de informação de datas de acontecimentos na escola, avisos referentes a bolsa família, retificação de endereço e outros em seus e-mails. Seria um meio rápido e eficaz de ficar inclusive registrado como foi recebido. Entretanto, quando temos idéias de construir algo, novo, inovador temos que pensar para o coletivo, a autonomia também é estabelecer com liberdade de comunicação e informação E a tecnologia nos facilita neste sentido. Também está construção pode ser considerada uma proposta para transformar com autonomia. É relevante ter zelo e ética. Em EAD o termo autonomia está ligado à condição do aprendente de organizar seus próprios estudos, buscando fontes de informação e conhecimento, e construindo um saber ligado aos seus próprios objetivos. No caso o termo autonomia é usado para evidenciar a "independência" do aluno em relação aos professores. Com a tecnologia. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido.

REFERÊNCIA:

Acesso dia 07/11/2010 às 20:31 min http://pt.wikipedia.org/wiki/Autonomia

Acesso dia 07/11/2010 às 21:00 h http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_da_Autonomia

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito legal Rosali! Já tens um bom material para o seu TCC não é mesmo?!

abs

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Olá Tutora Patricia,

tenho um ótimo material de TCC com 68 páginas. Tenho muito a agradecer a Deus e a todos que participaram desta jornada comigo. E aproveito para ti agradecer; meu muito obrigada a ti querida tutora Patricia. Abraço, Rosali.

Patrícia_Tutora PEAD disse...

hehe Capaz querida! O mérito é teu!
Abraços