Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Apresentação de teatro


A cidade de Gravataí está de parabéns. O Encontro Internacional da Educação foi muito integrador com muitas aprendizagens nas oficinas. Agradeço a oportunidade que tive de trabalhar como articuladora no dia 24/11/2007. Assisti as aprendizagens das oficinas no dia 21, 22, 23 e 24 de novembro e estavam maravilhosos os projetos, as experiências ricas em aprendizagens. Nas apresentações dos projetos havia testemunhos dos próprios alunos das escolas e isto foi o que me deu mais interesse em assistir as oficinas, foi muito interessante.
As apresentações de contação de histórias na aula presencial foram divertidas, integradoras e instrutivas. A apresentação do nosso grupo teve como tema a história do livro \"O equilíbrista\". Reunimo-nos três vezes na Ufrgs. Estamos utilizando a tutoria da Janaína e aproveitando a integração em grupo. Decidimos contar essa história pensando na necessidade de trabalhar a dimensão psicológica de nosso aluno. A realidade deles é que muitos chegam na sala de aula precisando desabafar o que acontece no seu cotidiano, fazem isso por meio da contação de histórias de suas vidas reais. E principalmente, no que diz respeito à família em situações como: embriaguez, desemprego, desamparo, pois ficam sozinhos em casa... Todos devem presenciar fatos deste tipo ou perguntas como esta: “Professora, este final de semana meu pai bebeu e minha mãe bateu nele.”
O livro \"O equilíbrista\" está aberto a reflexão para o professor assim como para o aluno, refletirem em sua vida cotidiana, e também, em como ultrapassar os obstáculos de sua vida. As fitas coloridas utilizadas em nossa apresentação exemplificam os sonhos almejados em nossa vida e alegrias conquistadas. Os movimentos, alguns lentos e outros mais rápidos, são as experiências ou momentos vividos. A história fala sobre os obstáculos (desequilibristas) e de como as pessoas interagem em nossa vida.


Um comentário:

Ana Laura disse...

Oi Rosali!

Estás vivendo muitas experiências positivas nos últimos tempos...
Teu portfólio revela as aprendizagens, pois tens registrado nele evidências de tua prática no cotidiano.
Para mim o Encontro Internacional também significou muito, pois pude participar de relatora e articuladora.
Com certeza a troca de experiências com outras escolas, municípios, estados e países enriquece nossa vida como um todo.
Quero te parabenizar pelo teu Portfólio, pois está repleto de ações a aprendizagens significativas.
Sugiro que continues utilizando essa ferramenta, mesmo depois do término do semestre, pois o registro escrito de nossos trabalhos permitem momentos de ação-reflexão-ação que contribuem com nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Agora é preparar-se para iniciar a síntese deste trabalho para a Avalição final.
Bom trabalho!
Conte comigo!
Ana