Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Oficinas do Encontro Internacional da Educação.

A professora Nara Cristina informou que a escola Santa Ana já tinha como ideologia antiga o projeto de Brasilidade na Escola. O projeto surgiu antes de ser aprovada a lei para introdução nas escolas. Importante esta atitude da direção e professores da Escola Santa Ana. Identifiquei-me em várias atitudes e pensamentos de pessoas que ofereceram aprendizagens das oficinas e relembrei a postagem feita sobre o trabalho voluntário neste portfólio anteriormente. Fatos que me deixaram aliviada e estimulada a continuar agindo desta maneira na educação com entusiasmo e dedicação. Quando aprendo ou conheço algum aprendizado da faculdade reflito aonde posso encaixar na minha vivência escolar. Conversando com a direção da escola a respeito dos Parceiros Voluntários, a princípio não acreditei muito na introdução desta parceria mas agi, mostrando no computador da escola o site do voluntariado e deixei gravado. A diretora disse que já haviam tido no passado uma professora voluntária e que a experiência não tinha sido boa. Argumentei que talvez o tempo sendo outro, com a nova organização do voluntariado e com a parceria de ambas as partes poderia funcionar, porque em várias escolas já esta funcionando. Argumentei que a minha intenção nesta idéia é aliviar e contribuir com a escola nas dificuldades cotidianas que vivenciamos todo dia e proporcionar a estes voluntários mais uma condição para expressarem o seu voluntariado. O voluntariado sendo bem feito, de coração é uma experiência única e de muito respeito. Há uma reciprocidade em ambas as partes de quem aceita e de quem trabalha, porque aprendem juntas principalmente a avaliar a importância do ser humano. Hoje dia 26/11/2007 disseram-me que farão este mês reunião com os parceiros voluntários e esta notícia me deixou muito feliz. Quando se tem a intenção de ajudar não se deve esperar por lei ou mudança de outras pessoas, é necessário agirmos com ferramentas que estejam ou estiveram ao nosso alcance. Hoje tenho o real aprendizado de que tudo que fiz em minha vida talvez não tivesse produzido algo no exato momento. Mas hoje, utilizei o fato de ter tido a experiência voluntária deste trabalho e de intermediá-lo procurando as respectivas pessoas conhecidas que ainda trabalham lá na Parceiros Voluntários para ajudar a escola em que trabalho. E isto para mim é muito gratificante.

Nenhum comentário: