Total de visualizações de página

sábado, 5 de abril de 2008

Período de operações concretas

Vou escrever sobre esta experiência que eu utilizo por minha conta em sala de aula e que os alunos aprendem com curiosidade. Há três anos eu utilizo o calendário mensal durante o ano e foi muito positivo na aprendizagem. Sempre no início do ano no mês de março distribuo xerox do calendário. O calendário possui números grandes. Todo dia antes de colocar o roteiro no quadro com a data, peço para os alunos dizerem o número do dia atual e pintá-lo com uma cor diferente no xerox colado em seus cadernos. E no transcorrer da aula pergunto quantos dias tem o mês e a semana.
Para ressaltar o nome do dia da semana que todos tinham dificuldade de lembrar disse: - Todos temos um nome então, os dias da semana também têm. Parece que começaram a entender a partir daí.
Uma aluna ao fazer um exercício de números vizinhos não conseguia entender qual o número que vinha antes e o que viria depois. Então também utilizei o calendário para ela raciocinar que o dia de ontem vem antes do dia de hoje. Percebo que é importante mais práticas neste sentido para ela. O calendário tem me auxiliado em muitas aprendizagens. No início disseram-me para utilizá-lo expositivo em sala de aula mas, não observei muitos resultados. Porque os alunos olham, eu falo e parece que o que eles não manipulam não percebem com exatidão. Ao distribuir os meses durante o ano os alunos colam, pintam no caderno e no final conhecem até as fases da lua (porque perguntam sobre os desenhos desenhados no calendário).
O aluno aprende noção de tempo, dias e espaço.

Nenhum comentário: