Total de visualizações de página

sábado, 12 de abril de 2008

RELAÇÃO DO SER HUMANO E AMBIENTE

A representação dos desenhos pelos alunos refletiu muito entusiasmo. No início estranharam um pouco porque tinham que pensar para desenhar as figuras pedidas. Mas, no transcorrer da aula senti que gostaram e acharam interessante. Não pediram ajuda de colegas.
Percebi a semelhança dos desenhos ao desenharem "Deus", a maioria desenhou um crucifixo e um homem dependurado. No desenho da árvore percebi que não esqueceram que estamos na estação do outono porque desenharam as folhas caindo. Mas, uma criança chamou-me a atenção ele não desenhou o pai e ao tentar desenhar a palavra raiva novamente tentou desenhar o pai e apagou; desenhando um cachorro raivoso. Esta criança tem dificuldade na aprendizagem por mais que converse com ele demonstra estar invocado e distraído.
Neste trabalho percebi que a psicologia e o ambiente estão interligados. A criança não mente ao desenhar porque desenha o que sente e vê. Os olhos da mãe desenhados pela criança estavam esbugalhados. Confirmei situações da família e comprovei que a mãe é aidética, o pai foi assassinado por traficantes. Acredito que toda vez que fizer este trabalho me ajudará a compreender como meu aluno vive em casa e o quanto que tenho que ter de paciência e carinho com ele. Ao conhecer o meu aluno percebo a integração do conhecimento adquirido ao planejamento. E percebo a transformação que sinto; um prazer ao ministrar as aulas. É a realidade do que vivemos se mostrando para mim e penso na mudança que posso fazer e de ser um pedrinha no ocêano desta transformação.

Nenhum comentário: