Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de abril de 2008

REFLEXÃO SOBRE A DEFESA DA SÍNTESE

Porto Alegre, 28 de março de 2008.

Reflexão sobre a defesa da síntese

Seminário Integrador IV – Professor Silvestre Novak

Aluna Rosali Cunha Thomas

A apresentação da defesa síntese no ano de 2007 é comparável a que faço hoje como reflexão sobre ela. A informática na ocasião do início da minha faculdade quando foi apresentado na escola não houve muita motivação e interesse. Possivelmente, porque na escola há apenas um computador na secretaria que funciona para interesses da instituição escolar. E na época não havia muita informação quanto a utilidade do ensino de informática para os alunos quanto menos um blog para a escola. A criação e manutenção do blog da escola na qual leciono sou eu que faço ,sozinha, desde o ano de 2006.E hoje, houve mudanças de interpretações pelas pessoas referente ao assunto. Visitam o blog e comentam as informações.

Explicando melhor eu tinha uma pequena dúvida que pudesse ocorrer a indiferença com as disciplinas diferentes como a do teatro porque a escola não está acostumada a ensinar aos alunos.

O ano de 2007 para mim foi de muita responsabilidade pessoal, ter que trabalhar com a disciplina de teatro sem ter muita experiência; foi um desafio muito estimulador.

E na escola o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) ainda não foi atualizado.

A minha defesa síntese foi sobre o teatro na escola e o desconforto ocasionado às vezes quando informamos o tipo de trabalho que pretendemos fazer na escola ou na sala de aula e não há subsídios e interesse para que ocorra de uma forma satisfatória.

Principalmente, relativo ao teatro que considero uma peça chave quanto a estimulação do prazer na aprendizagem. Os pais e os alunos não entendiam muito porque estava utilizando este meio de educação na alfabetização, o teatro. E não conheciam nenhuma professora antiga na escola que tivesse utilizado.

O objetivo foi vencido apesar dos obstáculos. Hoje, acredito ser relevante utilizar “o diferente” na aprendizagem até mesmo para pesquisas futuramente.

A reflexão feita por mim sobre a integração que houve com todas as interdisciplinas ministradas pelos professores da Faculdade durante todo o semestre auxiliou-me para perceber a necessidade de apresentar a síntese do que os pais e a direção da escola avaliou sobre o meu trabalho.

Seria muito fácil eu avaliar a síntese em defesa sem vivenciar ou sem ter muitos argumentos críticos construtivos de aprendizagens. E o somatório de outros argumentos e evidências só teria a acrescentar na minha apresentação.

E na disciplina Seminário Integrador foi feito uma atividade onde aprendi que argumentos e evidências são necessários para uma demonstração do trabalho a ser apresentado. Então, apresentei no final da apresentação os manuscritos para a tutora Fátima e a professora que são os relatórios dos pais e responsáveis com a descrição das aprendizagens de seus filhos escrito de seus próprios punhos.

Fiz este pedido aos pais de reflexões sobre mudanças de atitudes de seus filhos (aprendizagens) no final do ano. Acredito que talvez teria sido mais aconselhável um acompanhamento trimestral dos pais comigo.

Por estar em estágio probatório é um pouco contraditório e estranho para algumas pessoas, que eu sugestione na escola informações de informática, cursos e conteúdos das minhas aprendizagens. E que precise comprovar com experiências e fotos os trabalhos para a faculdade. É muito gratificante todo este empenho porque estou muito bem na escola com as aprendizagens de meus alunos e recebendo em troca muito respeito e carinho das colegas e alunos (as).

E com estas experiências comprobatórias defendi que a aprendizagem diferente do habitual e bem dirigida (pela faculdade) resulta em resultados positivos em vários sentidos. Inclusive na elevação da auto-estima do ser humano.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Rosali Cunha Thomas, Ao ler o texto que se refere à reflexão síntese de sua defesa na atividade desenvolvida no final do Semestre anterior. Suas colocações são relevantes e sem dúvidas retratando a realidade que vivemos, quando temos de ter coragem para o grande desafio e muitas vezes na tentativa de mudanças sentir-se só, mas pode ter certeza de que já valeu à pena. Conquistar o respeito de colegas em sua escola. Esse texto não se esgota pode continuar fazendo os seus relatos e questionamentos. Como educadora tem muito a contribuir com as mudanças que necessitamos fazer na educação. A reflexão, a busca e o aproveitamento de aprendizagens já desenvolvidas anteriormente como: Evidências e Argumentações demonstram o elo que faz em sua caminhada Acadêmica e procurando aplicar os conhecimentos no sue dia-a-dia com a comunidade escolar Não deixe cair no esquecimento as tuas brilhantes contribuições. Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS