Percebo hoje que o ensino aprendizagem nas escolas se fosse organizado ao conhecimento de relacionamentos dos alunos não teríamos tanto transtorno de transferências, ocorrências e crianças com transtornos emocionais.
Uma experiência:
Tive um aluno que notadamente é hiperativo. A família não aceitava o tratamento. O ano todo o aluno sofreu com transtornos emocionais e castigos. Conversava com a família e fiz um parecer que o bisavô levou ao médico. Diagnóstico: o aluno é hiperativo e está em tratamento. É outra criança neste ano. Não esta na minha turma. Esta aprendendo a ler e é concentrado na aprendizagem.
Outra experiência seria um aluno que tive este ano muito violento. Era criado pela avó e veio transferido de outra escola. Ama a mãe e não aceita viver longe dela. Isto eu só descobri depois de muito conversar com ele. Compreendi que as atitudes que ele tinha com os colegas de ressentimentos e de chamar a atenção a todo momento era em função de querer ser ouvido nos seus sentimentos. As crianças refletem em sala de aula o mundo que sentem dentro delas. Hoje ele esta morando com a mãe que já tem uma outra família. E foi novamente transferido mas, esta feliz junto da mãe. O que queria relatar aqui é que a sala de aula vira um campo de batalha por motivos não esclarecidos no início do ano. Isto desgasta o professor de tanto pedir silêncio com atitudes dos alunos. A disciplina de Ciências nos ensina a observar o mundo de diversas maneiras o da criança, o nosso e o conjunto deles. A matemática nos ensina como organizar isto tudo nos seus devidos lugares.
Se fosse melhor administrado este setor com certeza alunos e professores se sentiriam bem melhor. Fazemos a nossa parte mais do que imaginamos fazer no nosso dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário