Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Aprendizagens com os alunos

  • No texto Qual é a questão? Percebi que ao ensinar necessitamos da mesma curiosidade do aluno. O de perceber aonde ele quer chegar com sua pergunta. Se vêm de encontro com nosso objetivo de ensino ou não. Quando perguntam sobre um assunto diferente do planejamento respondo ou peço para pesquisarem se não sei o melhor modo de responder (sendo eles muito pequenos) pesquiso a pergunta feita pelo aluno junto com todos para a próxima aula. Acredito ser mais aconselhável. Assim, complementamos a pesquisa com duas interpretações. E se ele não pesquisou para o dia marcado eu relembro a pergunta e informo sobre a minha pesquisa referente a pergunta dele (a). O aluno fica surpreendido e mais interessado. Muitas vezes percebo que as crianças estão desacreditados das atitudes adultas. No sentido de acreditar na sinceridade de ver para crer. Quando explicamos uma pergunta tem que haver evidências e argumentações palpáveis. Seguras, e nem sempre é possível. Então, a saída é esclarecer bem a pergunta Porque a criança compara, observa e explica com suas próprias idéias quando não tem alguém para auxiliá-la. O interessante seria termos possibilidades para elas interagirem com o meio da informática, vídeos, experiências em laboratórios, entrevistas, trabalhos de campos...
    Na escola a qual leciono nós fazemos passeios educativos com as crianças. Mas, não verifiquei desde que estou lá nada sobre conteúdos de teatro, música, dramatização, brinquedoteca e informática. A maioria das professoras irão se aposentar no ano que vem. Eu introduzi o blog da escola no ano de 2006 e nenhum aluno da minha turma este ano tem computador para informar-lhes sites educativos. Aprendi com as aulas de teatro e música no semestre passado que é preciso inovar e acreditar no seu trabalho. E sempre que possível pratico com os alunos em sala de aula ou levando eles à passeios de teatro estimulando outros professores a fazerem o mesmo.

Um comentário:

Geny disse...

Rosali visitei o seu portfólio está muito bem documentado com registros interessantes. Sugiro que continues registrando as suas produções e algumas atividades realizadas com seus alunos, para que venha servir como fonte de consulta em trabalhos futuros no decorrer do Curso.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS