Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de junho de 2008

GRUPO "D" FÓRUM SINTESE DE ESTUDOS SOCIAIS

FÓRUM SINTESE DE ESTUDOS SOCIAIS

Componentes do Grupo \"D\"

A Representante do grupo é a Rosali Cunha Thomas

1. Andréa de Moura Mancuso
2. Ana Beatriz Lima da Silveira
3. Belmira Cristina Winter
4. Cristina de Siqueira da Silva
5. Dania Jovanka Maletich Junqueira
6. Daniela Capra Moreira
7. Darlene Vilanova Sabany
8. Eliana de Pereira Jeck
9. Eliete Lemos Cardoso
10. Jaqueline Espíndola Gonçalves Nery
11. Liege Maciel Ramos Paim
12. Maria Magdalena Schommer Aman
13. Marta Lair Silva Capistrano
14. Rosali Cunha Thomas
15. Viviane Maus

No fórum “D” apresentamos propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando suas aprendizagens anteriores. Aprendemos que a noção de espaço e tempo se faz por etapas. Nos exemplos citados e nas sugestões de atividades concluímos que é muito importante avaliarmos em que estágio nosso aluno se encontra. Não apressando o processo de fornecer respostas as crianças. A importância da valorização de sua existência a partir do meio que ele é proveniente. A cultura musical, a etnia, a religiosidade, crenças, tudo que envolve a formação do indivíduo como um ser social.
Refletimos as práticas de hoje com as anteriores. E reconhecemos que o ser humano tem a tendência a ficar acomodado e não se atualizar em seus conhecimentos no nosso caso, os pedagógicos, prejudicando a nossa aprendizagem e a de nosso aluno.
A experiência de aprendizagem da linha do tempo foi a mais comentada. Inclusive aprimorada com os comentários das colegas. É onde a teia se interliga de várias maneiras buscando junto ao educando as experiências de vida, valorização do passado, integração da família e origem. Resgatando a sua identidade histórica e geográfica, relacionando com as realidades atuais. Estimulando os alunos a uma reflexão crítica da realidade em que o aluno está inserido.
Um ponto diferente deste fórum foi a nossa figura de ser professora com nossa identidade histórica junto a nossos alunos. Como um recurso a mais, para identificação do passado. Relacionando quando possível a idade do professora com a dos pais dos alunos e comparando acontecimentos de vida em comum.
Devemos pensar em um futuro mais promissor com a intenção de estimular-nos em nossa jornada com nosso aluno e tudo funcionará com grandeza de incentivos e valores se tivermos atitude. Na disciplina de psicologia estudamos que o egocentrismo, motiva a política escolar. O que deveria ser o contrário. Alguns não aprendem que o estímulo acontece quando visualizamos resultados positivos e com uma visão coletiva de um bem maior para todos. As mudanças já estão acontecendo não devemos dar meia volta no passado de 180º mas, de uma volta completa de 360º. Se erramos no passado acertaremos no futuro.


Nenhum comentário: