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domingo, 18 de outubro de 2009

Desenvolvimento e aprendizagem

"O desenvolvimento da inteligência é algo muito diferente da aquisição de novos hábitos ou novas informações, ou seja, da aprendizagem."
Uma criança de 3 anos não tem um sistema de significações que lhe permita compreender como uma criança de 7 ou 8 anos como contempla o texto "Desenvolvimento e aprendizagem da autora Iris Elisabeth Tempel Costa. A filosofia é uma disciplina muito importante para a criança e pensando neste sentido planejei uma aula com um texto sobre nossa comunicação com Deus. Relacionei com formas que utilizamos para nos comunicar uns com os outros ministrada na aula anterior como o rádio, a televisão, o jornal, o telefone e o computador. Disse-lhes que a oração é um meio de nos comunicarmos com Deus. Após a oração inicial pergunto se eles tem algo para acrescentar ou perguntar e alguns comentam sobre histórias bíblicascomo eles faziam antigamente, perguntam sobre anjos e outros. E desta vez um menino perguntou como sabemos que há Deus? Neste momento lembrei do texto que li da autora Iris Elisabeth Tempel Costa e relacionei com uma experiência que ele e todos pudessem perceber naquele momento. E falei: Cristiano (nome fictício) Você sente amor? Como assim? Respondeu. Expliquei amor...por sua mãe, pai...Ficou olhando-me. Então, relacionei mais perto de sua realidade. Perguntei novamente: -E na hora do recreio muitas vezes brincando com seus colegas que não o compreendem você sente raiva? Ele respondeu certamente. Respondi: - Então, o amor, o ódio, raiva, o vento você não os vê, mas eles existem. Será que Deus não é assim? Os cientistas já comprovaram que temos energias em volta de nós. Produzimos e atraímos com atitudes boas e ruins conseqüências para nossas vidas. Há um retorno. Os teus amigos de agora serão teus amigos no futuro. Sejas bom com eles agora para que os tenha futuramente.
Serviu até para estudarmos os tempos verbais relacionando com as frases. O que temos agora e o que teremos amanhã. Presente e futuro.. Kant ressalta que "quanto melhor tratarmos as crianças, mais chances terão de se tornarem pessoas conscientes e educadas." No entanto, devemos observar os dois lados, crianças que são superprotegidas não desconfiam da crueldade que os cercam e podem estar expostos à barbárie uma vez que deixam a proteção dos adultos.
Referência:
DESENVOLVIMENTO e aprendizagem - Iris Elisabeth Tempel Costa.
KANT, Immanuel. Introdução. In:______. Sobre a pedagogia. Piracicaba: EDUNIMEP, 2004, p. 11-36.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali parabéns! Gostei muito, nestes exemplos que conseguimos ver a diferença de ensinar e educar! Concorda?! abraços

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Tutora Patricia,

concordo, ser professora não é apenas ter uma profissão. Analisando a convivência escolar nas instituições refleti que é necessário para o professor aprender a amar o ser humano com todas as suas diferenças. E com esta aprendizagem consegue-se ir além das fronteiras do ensinar e consegue-se educar. Um abraço,