Total de visualizações de página

sábado, 3 de outubro de 2009

Interdisciplinaridade




"É necessário que a escola comprometa-se em formar pessoas com senso crítico, capacidade de argumentar e solucionar empates, nesse sentido o currículo integrado vem ao encontro devido a suas várias características, entre estas: favorecer a visibilidade dos valores, ideologias e interesses presentes em todas as questões sociais e culturais."(Parágrafo retirado do trabalho feito em duplas). De Marta e Rosali.
Para o meu planejamento de aulas tenho disponível junto com meus alunos uma tabela de períodos de disciplinas diários. Não tenho intenção de ministrar aulas fragmentadas. As aulas são fornecidas com muito relação com os projetos da escola sem comprometer as áreas de disciplinas interagindo com questionamentos e reflexões de suas vivências e realidades. Os projetos da escola este ano foram "Faço do lixo um luxo" e agora neste trimestre sobre "higiene e saúde". Interdisciplino por exemplo no dia de geografia: utilizei o livro didático para leitura do texto sobre a higiene dos alimentos entre eles a carne do porco.
Desenvolvi a aula sobre um texto que escrevi no quadro para copiarem (com poucas linhas) e perguntei onde costumavam viajar frequentemente. Destas cidades perguntei onde se poderia criar os porcos? Por quê? Questionei as diferenças das zonas urbanas e rurais sobre onde se poderia criar os porcos. Mostrei por meio do mapa a localização da cidade de Viamão e Aguas Claras. Aonde se pode fazer criação de porcos? Do lado de sua casa por exemplo pode-se criar porcos? Por quê? Informei que, antigamente, e que talvez ainda tenha pessoas que criem porcos para alimentação sem higiene e que podem até vender mais barato. Fizemos reflexões se o barato seria mais vantajoso se tivessemos que comprar remédios depois de ingerirmos carnes contaminadas. E assim foi... Muito bom. Gostei muito de dar esta aula. Desenhamos a solitária do porco. Ficaram enojados (estava no livro). Os projetos estão no blog da escola.




Incluo ainda por conta os jogos pedagógicos que não havia quando fui nomeada em 2006 nenhuma professora utilizava. E atualmente, muitas professoras começaram a aderir aos jogos por convencerem-se que se pode trabalhar com este meio de socialização. Eu administro as aulas de educação física porque sou consciente da importância do esporte para a criança. Conto histórias infantis e aula de artes faço o possível para que os alunos tenham pelo menos no ano em que eu atuar como professora, uma diferenciação em suas aprendizagens mesmo que não haja uma continuidade.


Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali excelente postagem! É esse o caminho... em suas aulas consegue desenvolver os conteúdos de forma interdisciplinar, trazendo novidades e mostrando fatos da realidade dos seus alunos! Ótimo!