Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2009

PLANEJAMENTO SOBRE UMA CURIOSIDADE "AS ARANHAS"

→Os objetivos: Identificar através da consciência fonológica a escrita correta das palavras com "nh". Reconhecer através do estudo proposto pelos alunos "as aranhas" que a conservação do ambiente limpo evita este aracnídeo e faz bem à saúde. Criar por meio da reciclagem de lixo objetos de seu interesse; como por exemplo um aluno criou a figura ampulheta diferenciando a palavra do "nh" o "lh".
→Recursos utilizados: garrafas pets, enciclopédias da biblioteca da escola para as pesquisas, filme assistido "O ataque das aranhas".
Observações: Houve interesse dos alunos criaram outros insetos confeccionados de garrafa pet como: gafanhoto, mosca e objetos como ampulheta diferenciando o som do "nh" do "lh". Houve um passeio de um aluno a uma Casa de lanches chamada Habibs e recebeu uma revista que informava sobre aranhas. Ele trouxe para eu ler em sala de aula aos seus coleguinhas (está na figura abaixo). É possível clicar nas fotos e vê-las ampliadas.


Escrito de uma aluna em seu caderno sobre as aranhas.





←Lixeirinha para as classes (apontar os lápis) confeccionadas de garrafa pet.






←Material garrafa pet com o qual foi feito as aranhas.




Ampulheta →.

REFERÊNCIA:

Consciência Fonológica: o que é, para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita? (Jornal Letra A – jun/jul. 2005).

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali como sempre criativa! Gostei muito desta atividade. Percebo que os alunos gostaram muito. o que ficou de mais significativo? Abraços

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Querida tutora Patricia,
a proposta sempre é a reflexão de atitudes e a observação destas mudanças entre todos. É divertido planejar imaginando as carinhas que irão fazer e quando fazem na sua frente dá uma vontade de rir! Os acontecimentos foram acontecendo com perguntas, fatos apresentados porque das aranhas foi relacionado com outros bichos menores. E o mais interessante é que tinha um menino que não sabia que barata era um inseto tão nojento. Comentou na frente da turma que brincava com elas. Com certeza, o ambiente na casa deles ficará mais limpo. Um forte abraço,