Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de novembro de 2009

* TEATRO "A MENINA DAS ESTRELAS"


Ao observar as produções textuais no mês de outubro dos alunos percebi que a grande maioria não escrevia com muita criatividade. Embora escrevessem muitas linhas e de acordo com que havia ensinado como parágrafo, sinais de pontuação, porém não havia a escrita de relações pessoais. Eu queria ler em seus textinhos pelo menos algumas frases onde pudesse ver uma comparação do imaginário de fantasias com o real. Escreviam sobre suas realidades diárias. Inicialmente, fizemos avisos, bilhetes, quando pedi para escreverem histórias (início-meio-fim) a interpretação deles na escrita é muito real. Surpreendi-me porque no ensino-aprendizagem desde o início do ano as atividades semanais são contação de histórias (professora), jogos pedagógicos, livros infantis para lerem em sala de aula e troca de livros na biblioteca. Observei que nos jogos escolhidos para trazerem de casa os meninos trazem robozinhos e monstros e as meninas bonequinhas. A turma tem uma idade de 7 até 11 anos. O vocabulário deles é de pessoas adultas. Quando em constantes stress costumam utilizar gestos, palavras ofensivas (nomes feios) são ditos. E compreendem que não é correto porque me procuram para auxiliá-los a solucionar a situação de provocação. Contudo, penso que poderiam escrever expressando-se com a imaginação de seus brinquedos pedagógicos quando brincam com eles. A experiência que tive com a filmagem do vídeo na atividade do módulo 3 na disciplina de linguagem deixou-me satisfeita porque observei que os gestos que costumo utilizar para expressar-me (ao contar a história) a aluna utilizou para contar a sua talvez, por observar-me nos meus relatos ou por vontade própria. O aluno 1 utilizou maneiras de se expressar com o corpo caminhando, gesticulando falando engraçado. Na minha análise da minha prática de sala de aula com a atividade conclui que eles precisam de mais tempo e prática para uma produção textual. Inclusive esta atividade ajudou-me a compreender que não é só escrever e contar a história para os alunos eles também devem praticar a contar suas invenções. Até para relacionar os trechos como início meio e fim na história e eu estava deixando de lado este espaço em aula. A oralidade com a interpretação mental é uma boa atividade. Estou no caminho certo.
Retifiquei o calendário de aulas semanais para uma abertura nas atividades para a imaginação. E inclui dois passeios educativos entre eles o Teatro com a peça a “Menina das estrelas” e o Museu na UFRGS sobre o sistema solar (perguntam muito sobre os planetas será como atividade extraclasse estudaremos e não contempla os conteúdos) que será no dia 11 de dezembro.
Então, como sugestão na reunião com os pais pedi que tivessem uma maior atenção quanto aos programas de televisão que as crianças estavam assistindo. Informei que estava preocupada com referencia a pouca fantasia e imaginação na escrita da produção textual. E comentei que eu havia assistido na teve educativa bons conteúdos para a família toda e aconselhava-os a assistir com seus filhos. Avisei que havia observado fatos em algumas novelas que estimulavam as atitudes dos alunos em sala de aula. Por exemplo, o aluno em sala de aula na novela “Caminho das Índias” estimula outros educandos a agirem do modo dele caso, o pai ou a mãe não comente o fato da atitude desaconselhável do ator na novela em provocar a professora. Alguns pais concordaram com aceno da cabeça.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali querida! Você está sim no caminho certo, estimular uma criança a fantasiar e "dar luz a imaginação" ajuda no seu desenvolvimento, por isso a importância dos professores estarem cientes disso, não é mesmo? Abraços

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Realmente, tutora Patricia. Ajuda no desenvolvimento inclusive para a formação adulta. Abraços, Rosali.