Total de visualizações de página

domingo, 1 de novembro de 2009

Importância da imaginação da criança na produção textual.

ATIVIDADES NA SEMANA
No dia 28 de outubro na escola houve eleições e entrega de avaliações aos pais dos alunos. Estratégia que as escolas adotaram para favorecer a presença da comunidade para a votação. Vivenciei esta experiência sendo mesária e observei que muitos pais compareceram e o resultado da votação foi positivo. Na reunião de entrega de avaliações também estive presente sendo dispensada com substituição do ofício temporariamente. Estava preocupada com a produção textual que os alunos estavam escrevendo e intencionava evidenciar aos pais a importância da criança escrever imaginando fantasias como duendes, fadas e outros. E uma das pautas falei que seus filhos estavam escrevendo bem, só que com muita realidade. E preocupava-me este fato porque durante o ano utilizamos recursos na escola como a televisão assistimos o filme "História sem Fim". Comentamos e estudamos em sala de aula o roteiro e a moral da história. E em outra ocasião do ano toda a escola foi ao cinema assistir outro filme na (semana da criança )"Uma noite no museu" dirigido para as crianças. Outro recurso que utilizo é a contação de histórias durante as semanas. Além de fornecer em sala de aula livros infantis que procuram ao terminar suas atividades em sala. Geralmente, os pais ouvem-me e ficam quietos só ouvindo eu falar; diferente dos filhos. Atualmente, nem penso em imaginar o que pensam. Antigamente, preocupava-me. Prossegui dizendo que a mídia é muito influente nas pessoas em nossas mentes e em nossas crianças principalmente. De repente, ouve um pai que concordou. Prossegui dizendo que precisava da colaboração de todos para lerem histórias, conversarem com as crianças mais tempo em casa porque esta fase passa muito rápido. Sugestionei um canal de televisão que assisti e gostei muito à tarde a TV Educativa canal sete com desenhos e normas de convivência em sociedade muito úteis para o dia a dia. Inclusive para os pais olharem com seus filhos. Então, para o dia das bruxas participei com eles questionando este dia comemorativo em muitos países. Será que é um dia de bruxas? O que vem a ser bruxas? As pessoas são bruxas? Quais os sentimentos bons e ruins? Quais as suas consequências? Por que existe as palavras gostosuras ou travessuras? Propus a eles que fossemos em algumas salas de aulas para falar aos colegas um pouco do que aprendemos e inventei uma brincadeira que propus a eles:
expliquei que falaríamos do que aprendemos sobre o dia das bruxas aos colegas da escola e ao entrar nas salas deles comigo perguntariam se queriam dar gostosura para eles ou receberiam travessura. As crianças ficaram ansiosas. Então, visitei as professoras que aceitaram a proposta e dei um bombom a cada uma. Quando as crianças afirmavam que iriam fazer uma travessura a professora fazia um teatro divertido dizendo não! não!Eu tenho um chocolatte e todos riam. Então, moral da história uma atitude boa sempre traz algo de bom. E dizia salvos pela professora de vocês ! Senão, meus alunos fariam uma travessura a de colocarem seus nomes escritos em seus cadernos e teriam que apagar. E a turma ria.
*Algumas das aprendizagens que cada aluno ao entrar na sala falava espontaneamente:
-Existe pessoas más e pessoas boas.
- Não devemos confiar em todas. Não devemos aceitar doces de qualquer pessoa.
-Acreditamos em Deus. E não devemos maltratar ninguém.
Alguns tiveram uma certa dificuldade de interpretar o som da letra "X" nas palavras que tinham que escrever com "X" e revisarei oportunamente.
Som do "ch" bruxa escrito com "x"

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Rosali excelente sua postura frente aos pais e alunos. Sua reflexão sobre a imaginação da criança na produção textual... muito bom. Você disse que utiliza muitos filmes, livros de histórias, inclusive sugere aos pais alguns programas de televisão. Agora pense em sua prática e me diga os benefícios e vantagens de utilizar diferentes mídias em sala de aula? A TV educa? Como isso funciona? Adoro suas postagens! ;)