Total de visualizações de página

domingo, 26 de setembro de 2010

POSTAGEM 4 - CONVIVÊNCIA

Assumindo a nomeação no ano de 2006 percebi o quanto estava desatualizada e fora da compreensão da realidade escolar. Contudo, assegurava-me que as professoras experientes na escola e antigas poderiam me auxiliar em minhas incertezas com os alunos. Havia muito silêncio na escola quanto minhas indagações. No entanto, perguntava e questionava observando que não havia a mesma preocupação; uma reciprocidade.
E quanto mais observava os alunos em suas atividades ficava mais ansiosa para sanar minhas preocupações quanto a educação deles.
Neste mesmo ano de 2006 iniciei minha formação no PEAD e li vários textos para desenvolver as atividades entre eles o do professor Paulo Freire foi o que percebi maior interesse da minha parte porque consegui compreender a realidade escolar, a qual estava inserida. Tive que enfrentar minha dificuldade de timidez.
Outro estudo o da disciplina Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II Sigmund Freud, Pai da Psicanálise, realizou estudos sobre o problema da angustia. Neste identifiquei-me e aprendi muito sobre nós seres humanos. Freud afirmou que vivemos um profundo mal-estar provocado pelo avanço do Capitalismo. Neste ínterim, se faz mister observar o quão suscetível o Ocidente está para as doenças próprias deste sistema econômico, tais como a esquizofrenia. contudo, a mais eminente colaboração da Psicanálise para essa temática pode ser percebida na sua análise do aparelho psíquico: um conflito interno entre três instâncias psíquicas fundamentais ao equílibrio do ser : as vontades(Id) vivem em constantes atritos com o espírito repressor (superego). O balanço entre as vontades e as repreensões tem que ser buscado pelo Ego, a consciência. É o ego que analisa a possibilidade real de por em prática uma ação desejada pelo Id. Não obstante controla o excessivo rigor imposto pelo Superego. A esse conflito entre o Id e o Superego, Freud denominou de angústia. Cabe ao ego, portanto, a busca de um equilíbrio entre estas partes do psíquico e, não obstante, entre o sujeito e o todo social. Através deste estudo percebi que fiquei menos reservada para debater em fóruns virtuais e comentar presencialmente. E conversar com colegas de escola com segurança porque obtinha argumentos suficientes. No entanto, a desacomodação foi inevitável. Portanto, este estudo me fez compreender como alguns dos meus colegas sentiam-se "Pessoas que apresentam o quadro de angústia sem acompanhamento profissional, desenvolvem outros distúrbios emocionais, tais como cansaço físico mental, abaixamento de auto-estima e comportamentos inadequados. Aprendi a importância de conviver com os outros e a aceitá-lo. Esta aprendizagem serviu também para o meu lado pessoal e familiar positivamente.
Atualmente, estou agradecida a todos da escola inclusive aqueles que não aceitavam as mudanças de praticas pedagógicas diferentes ad educação behaviorista. Gostaria de ressaltar que a autonomia na época era dada para todas as professoras em sala de aula. Cada uma do seu modo. Havia reuniões de unidocência com pouco aproveitamento. Mais uma razão para invocar uma ética profissional. Portanto, senti-me na obrigação com meus alunos de pelo menos tentar e conseguir os caminhos das aprendizagens através do PEAD e facilitar minha vida de professora.
Maturana (1997,p.207) mantém que a contradição entre o individual e o social que vivemos não é de origem intrínseca do humano, ou seja, não tem origem na biologia da linhagem a que pertencemos. A origem das contradições que vivemos entre o social e o individual é cultural. Não foi fácil para mim a adaptação no contexto escolar. Hoje sou feliz como professora e a convivência com todos é gratificante. Desafios existem para aprendermos cada vez mais uns com os outros para um bem em comum: a educação para todos.
REFERÊNCIA:
HTTP: //pt.wikipédia.org
Schlichting Alves Homero. A Biologia do amor e do conhecimento de Humberto Maturana:Contribuições à formação de professores e à educação ambiental.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Legal Rosali!! Muito boa reflexão da tua caminhada... Parabéns