Total de visualizações de página

sábado, 18 de abril de 2009

Aprendizagens em sala de aula - Caligrafia - 2º ANO

No início do ano os alunos chegam sem aprendizagens de como proceder com a margem do caderno, parágrafo e a letra e é um desafio para a professora e os pais decifrar. Combinei no ano de 2008 com os pais durante a reunião que, deveríamos utilizar com as crianças o caderno de caligrafia. Questionaram-me se era um procedimento antigo. Disse-lhes que era realmente. Conforme algumas professoras até anti-pedagógico. E questionei-me o por quê? Imaginei-me utilizando-o. Então, disse-lhes que agiria desta maneira interpretando da maneira da pedagogia relacional. E este ano pedi novamente. Não houve questionamentos. É real a mudança de resultado positivo da caligrafia. Aprendi que devemos questionar tudo no contexto escolar se não tivemos a mesma experiência. Como as crianças precisam aprender a letra cursiva facilita ainda mais...A letra cursiva eu início depois de um mês aproximadamente. Se eu percebo que eles não identificam bem a letra imprensa (palito) com a cursiva eu aguardo mais tempo.É claro que há mais trabalho para o professora revisar e repassar exercícios mas, é compensador! Percebo que a criança aprende a concentrar-se no que está aprendendo com maior determinação. O aluno sente a vontade de melhorar na letra pelo acompanhamento dos familiares em casa levantando sua auto-estima. melhora a leitura e interpretação. A professora que os recebe no próximo ano agradece!

Nenhum comentário: