Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DESCOBRIR A PRÓPRIA HISTÓRIA


Os alunos gostam muito da manipulação de revistas e livros com figuras coloridas e de tamanho grande. Encantam-se ao visualizar nos livros as figuras de animais pouco conhecidos e de pouco contato direto da realidade deles como o bicho preguiça, o elefante, as tartarugas gigantes e outros. Questionam-me sobre tudo o que desconhecem da realidade. É interessante verificar o esforço que fazem para ler com o que está escrito por meio das figuras que lhe interessam. Com a professora da tarde (4ª série) fiz uma montagem de uma pequena biblioteca com livros grandes, pequenos, de literatura e até mesmo os didáticos. Para que peguem para conversar sobre o assunto demonstrando o que compreendem da leitura e figuras.





O bom exemplo de Kalunga
Entre 1988 e 2001, primeiros anos do trabalho do MEC, uma equipe visitou diversas comunidades negras para fazer o levantamento de suas necessidades. Essa iniciativa deu origem ao Projeto Vida e Histórias da Comunidades Remanescentes de Quilombos do Brasil.
O Plano Plurianual 2004-2007, ainda em discussão no governo, prevê recursos para iniciativas semelhantes em outras regiões do País.
O material serve de base para o aprendizado da língua nativa e da portuguesa, da geografia, de ciências e de matemática, relacionando sua realidade com outros modos de vida, urbanos e rurais. Consulta Revista Escola.
Estou tentando com este horário de disciplinas integrá-las diariamente. Transversalmente e interdisciplinarizando-as.









* CLIQUE NAS FIGURAS para aumentar a imagem*


























Nenhum comentário: