Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS.



A escrita facilita a reflexão das atitudes a leitura, e a oralidade em relatar o que se cria nos textos.



















SEMANA FARROUPILHA NA ESCOLA.


A alfabetização é um passo muito importante tanto para crianças como para adultos. As realidades é que diferenciam a maneira de proceder do professor (a) ao alfabetizar. E conforme o texto “Alfabetização e a pedagogia do empowerment político Henry A. Giroux” a noção de alfabetização precisa alicerçar-se em um projeto ético e político para a vida e a liberdade humana. Ao trabalhar projetos onde estão inseridos valores éticos e que esbarram em exemplos de nossa política, os alunos demonstram em suas palavras revolta contra o governo. Alunos que tem no máximo 10 anos. Eu não posso sentir-me satisfeita em apenas ensinar a ler e escrever na alfabetização. Embora seja uma necessidade do aluno é tão importante quanto ensinar a prática social. Conforme o texto lido do autor Henry O. Giroux à luta política e cultural pela linguagem e pela experiência. É necessário ensinar valores, reflexões da importância do diálogo e das práticas sociais de convivência.Imagino como seria com os adultos em sala de aula. Atualmente, a professora tem que ter um conhecimento real da política e dos últimos acontecimentos para enriquecer suas aulas. Com questionamentos, construções coletivas para enfrentar os obstáculos vindouros.
Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social. (http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire)acesso dia 25/09/2009 às 19:20h)
A semana da Revolução Farroupilha é um tema muito rico em aprendizagens para trabalharmos valores, começando pelo Hino Riograndense; que nos ensina por suas palavras. Igualdade, Humanidade e Liberdade. Um refrão do Hino Riogrande escrito:
"Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"
Refrão

*No planejamento da semana farroupilha houve muita conversa, questionamentos referentes aos eventos noticiados na televisão. O acampamento farroupilha é um meio de trabalhar os valores de amizade, companherismo e solidariedade de uns com os outros. Muitos alunos tem o hábito de visitar e conhecer a cultura gaúcha e trazer para a sala de aula seus comentários. O Hino Rio Grandense é cantado na escola. é questionado o esforço e a guerra de 10 anos que houve para conseguir a igualdade, humanidade e liberdade de todos. Se queremos continuar fazendo guerras para conseguir nossas conquistas ou é melhor promover a civilização de nossas atitudes? Quantas pessoas morreram, ficaram sem pais, sem mães deixaram de viver com amor daqueles que eram mais importantes em suas vidas porque tiveram atitudes egoistas e pouco solidarias. No final da semana ilustraram e escreveram sobre a semana farroupilha. Os desenhos estão acima.↑↑ É só clicar em cima da figura do desenho das crianças para ler o que escreveram.



2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza Rosali! A Revolução Farroupilha é um tema muito rico em aprendizagens para trabalhar valores: Igualdade, Humanidade e Liberdade. Mas como trabalhar estes valores? Você poderia ilustrar com algum caso concreto a sua argumentação? Qual foi o retorno que teve em sala de aula? Gostei muito das fotos no slide show, ótimo complemento para finalizar um trabalho! Abraços

ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 disse...

Querida tutora Patricia,

estão visíveis acima das fotos do slide show os trabalhinhos feitos pelos alunos na ocasião, é só clicar em cima das fotos para conseguir uma boa visualização; das palavras escritas. Demomstro no texto o planejamento feito na semana. Um grande abraço, Rosali.