Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de setembro de 2009




O ponto de chegada das sucessivas construções, da anomia à heteronomia, é a autonomia. Esta é a possibilidade de cooperação que se instaura com a construção da reversibilidade da ação. Na autonomia as regras aparecem como resultado de uma decisão que deve ser respeitada na medida em que foram coletivamente tomadas. A regra é decorrência do respeito mútuo"(APRENDER COM OS OUTROS OU O ESTATUTO DO OUTRO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA (JEAN PIAGET).
No planejamento de aula estava o objetivo especifico dos alunos compreenderem a importância não só do respeito ao meio ambiente; mas nossa atitude em relação a ele. Todo ano recebo novos alunos e cada turma diferencia-se de como realizam as atividades ou até onde necessitam ir com a vontade de aprender. A turma estimulou-me ir até o pátio da escola plantar um abacateiro, doado por um dos alunos. Trouxeram-me muitas mudas e flores plantadas nos vasos de suas casas demonstrando que aprenderam a colocar as pedrinhas, molhar as plantas e queriam cuidar dos vegetais em sala de aula. O respeito entre eu e o outro. Eu e a natureza por que não? Eu respeitando a natureza respeito o outro.


2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que belo exemplo Rosali! Isso comprova que o planejamento não é estático, que é possível trabalhar a autonomia, o trabalho coletivo e aprender um com o outro, através das trocas. :D