Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2009

O conceito de analfabeto: o educador precisa ser um transformador na educação.

O educador precisa ser um transformador na educação começando pela escola em que atua. Reconhecer que a escola não tem recursos físicos e humanos e tornar-se omisso não soluciona as dificuldades muito pelo contrário; aumenta em ambos os lados. O educador em seu ensino crítico e radical em que haja a construção do conhecimento não pode ser omisso ou esquecer das classses mais desfavorecidas. Desculpando-se do seu compromisso de pesquisar porque o aluno (a) não aprende porque é pobre e poupar esforços para investigar os verdadeiros motivos com seus familiares. Vivi uma experiência deste tipo com minha turma. Fiquei impressionada com o relato da mãe após os meus questionamentos.Muitas vezes sou interpretada pelos pais "como mãe" dos meus alunos. Eles estranham pelo fato de chamá-los, regularmente, para a escola e informar-lhes sobre a não aprendizagens de seus filhos ou querer saber os reais motivos de muitas faltas. Estes motivos são reais :
  • Pais que estão separando-se compromete as aprendizagens dos alunos em sala de aula,
  • Atrasos porque não conseguem acordar no horário.
  • Pais desempregados.
  • A mãe não pode cuidar mudou-se para casa da vó e outros.

Então, relatando um caso que foi o de uma mãe que não demonstra interesse desde o início do ano pela aprendizagem da aluna de nove anos que não sabe ler. A aluna no segundo ano no qual atuo não reconhecia as letras do alfabeto. Continuei chamando a mãe a escola por motivo de faltas da aluna e forneci livros e atividades pedagógicas difenciadas. E a menina progrediu ,mas não satisfatoriamente. Observei que a aluna sempre com canetinhas novas, pasta com emblemas infantis, cadernos com simbolos prejudicando a margem do caderno para o parágrafo e nível socio-econômico pobre. A mãe demonstra interpretar a filha como incapaz de aprender ,mas fornece mimos para a filha. Quando questionada diz que ela é assim mesmo e confessa que a filha gosta de sair com adolescentes; é muito difícil mudar opiniões. Pretendo demonstrar para a mãe por meio das aprendizagens de sua filha este ano comigo mostrar quanto a aluna progrediu com o próprio esforço. Através deste fato conclui como faz falta a educação para os pais; uma educação de reflexão de mundo. Para poderem criar seus filhos e exigir deles que modifiquem suas atitudes e aprendam a argumentar e defender seus filhos. Ter o real valor do conhecimento na escola.
“Se os professores consideram a vida na cidade (bairro) e a percepção que os alunos têm dessa realidade como referência para o ensino, se a totalidade da tarefa planejada pela escola se dirigir para melhor compreensão dessa realidade, os alunos além de compreenderem a sua relação com o mundo vivido, ampliam essa visão, para uma visão transformadora. Com isso a consciência política estará sendo desenvolvida no decorrer do processo educativo”
(Grupo de Apoio Pedagógico / Serviço de Educação de Jovens e Adultos – Anos 90).

Nenhum comentário: