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domingo, 8 de novembro de 2009

Leitura e interpretação

A) Etapa do ensino nível: 2º ano ensino fundamental Educação 9 anos.
B) Temática focalizada: Cantigas conhecidas pelos alunos em forma de Parlenda.
C) Justificativa (da temática escolhida):
Geralmente, o aluno já teve experiência com o gênero textual da parlenda e sabe para que serve o sistema alfabético da escrita. A parlenda trabalha com sua leitura a linguagem e dificuldades na fala. A aluna tem a língua grudada e dificuldade de ler algumas palavras.
D) Roteiro das atividades: Parlenda.

Jacaré foi ao mercado
Não sabia o que comprar
comprou uma cadeira
Pra sua tia sentar
A tia sentou
A cadeira
arrebentou
Jacaré
chorou
o dinheiro
que gastou.

E) Descrição das atividades:1) Leitura: individual e coletiva.1.1) objetivo:
Assegurar a confiança em sua aprendizagem anterior com cantigas conhecidas.
Relacionar o som e a escrita do texto.
Conhecer o aluno em sua prática de leitura.1.2) organização da turma: No início do turno, a leitura será individualmente, após faremos leitura coletiva.1.3) organização dos materiais: Material adquirido no curso de alfabetização aos 6 anos. Ministrado pela Profª Anna Maria Rangel. 1.4) desenvolvimento:
Distribuição da folha xerox para leitura.
1) Leitura: Ler junto com a turma. Depois um aluno de cada vez irá ler. Distribuir a leitura da parlenda a todos os alunos, esta estará recortada em versos em que os alunos deverão ordená-la.

2) Produção textual

2.1) Objetivos:
Incentivar a leitura.
Estimular a imaginação e a escrita.

2.2)Organização da turma: A turma foi organizada em duplas para a execução desta atividade.
2.3)Organização do material:
Os alunos realizaram as produções em seu caderno, sendo que recorrem ao alfabeto exposto na parede para saciar alguma dúvida quanto à sonorização de algumas letras. O material utilizado lápis, caderno, borracha e lápis de cor.
2.4)Desenvolvimento
A professora diz: Imaginem que vocês são árvores. Você gostaria de ser uma grande ou pequena? Qual a fruta que surgiria das flores? Onde vocês viveriam num bosque ou num quintal?
Haveria um lago perto com um jacaré dentro? Após a escrita ilustram o que descreveram.


3) Jogo:
3.1) Objetivos:

Compreender que as sílabas possuem mais de uma letra
Memorizar algumas sílabas
3.2)Organização da turma:
Um aluno ( cartela consoante) e um grupo de cinco alunos (cartelas das vogais).
3.3)Organização do material:
· 6 cartelas de jogo com as 5 vogais e uma das seguintes consoantes:/p/b/t/d/f/v
· 6 alfinetes para prender as cartelas na roupa

3.4)Desenvolvimento
Início: Cada um coloca uma cartela no seu peito.
O aluno que tiver a consoante fica na frente dos outros. Quando ele disser o som da sua letra as vogais tentam se aproximar. Aquela que o tocar primeiro é o som que será dito pelo grupo. Por exemplo: PA/PE/PI/PO/PU.
Prolongamento:Juntar dois grupos e tentar formar palavras por revezamento de crianças: PIA, PAPAI, POPI, POPOROROCA, PIPOCA.

4) Sistematização:

3.1) Objetivos:
Elaborar uma parlenda que conhecem a partir das provocações de questionamentos da professora. Estimular a busca de socialização entre os alunos.

3.2)Organização da turma:
Em duplas. Contemplando as diferentes formas de integração entre os alunos.

3.3)Organização do material:
Folhas de ofício tamanho pequeno em formato de livro presas com grampos.

3.4)Desenvolvimento:
O aluno terminará a atividade na sala de aula e buscará na carteira os livros escolhidos na biblioteca para ler enquanto aguarda os colegas terminarem. E como tema para casa pedirá ajuda aos pais para lembrar outras cantigas ou parlendas no seu livrinho e escrevê-la.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )

Deixo essa mensagem para você, pelo exemplo de professora que és, sempre buscando e evoluindo!

Quero saber dos resultados desse trabalho depois! =)