Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de maio de 2009

5º SALÃO DE EVENTOS - PRÉDIO DA REITORIA


*As apresentações no 5º Salão de Eventos estava muito rico em aprendizagens. Todos apresentaram seus trabalhos com compreensão da teoria e prática de seus conhecimentos. O primeiro trabalho assistido foi sobre - Por que usar o RPG? Eu não conhecia este jogo sinceramente. Aprendi o que é perguntando na hora para a colega Jane e pesquisei um pouquinho mais na internet; para compreender melhor as minhas anotações.O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

  • Aprendi que se pode trabalhar inúmeras atividades e disciplinas por meio dele inclusive história.
  • Desenvolvimento de um blog. http://jogandocomahistoria.blogspot.com
  • Foi utilizado o sistema do Rooda. As experiências práticas foram feitas na E.E.E.F.Padre Rambo.

*O Pólo de Alvorada apresentou seu PBworks muito bem desenvolvido; "Tecnologia da vida adulta". Houve grande integração de aprendizagens com colegas que interagiram sendo co autores em cooperação junto com muita colaboração de colegas do grupo. O trabalho foi baseado nos grandes pesquisadores Jean Piaget e Humberto Maturama. É muito bom trabalhar com Pbworks porque as aprendizagens acontecem de imediato por meio dos e-mails além de ser um registro. Mostraram que criaram um diário de bordo para uma comunicação do grupo. O mesmo tínhamos feito em nosso trabalho só que com outro nome "Fórum". E criaram também uma página especial para comentários e observações da professora Luciane Corte Real. É uma idéia boa.

*Outra apresentação foi sobre "Psicologia da Educação na adolescência.

Referências:

Real Corte Luciane Magalhães - Projeto de aprendizageme tecnologia digital. Porto Alegre: UFRGS,2007.124P.

psicologiaadolescencia.pbwiki.com

Nenhum comentário: