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quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um objeto de aprendizagem





Como é comum o ser humano ser levado pelas opiniões de outras pessoas. Digo isto porque reconheço que até comigo já aconteceu esta situação. Aprendi a questionar porque nos leva a ter vantagem de muitos modos na vida. Em uma ocasião entre colegas foi comentado que todos os livros didáticos vindos de São Paulo eram adiantados demais para nossos alunos do sul. Estes livros eram feitos para os alunos de lá e não adiantava utilizá-los. Tentei utilizar e não consegui, realmente, as crianças não conseguiam ler e muito menos comprender. Então direcionei o meu planejamento para conseguir esta tarefa com eles. No final do ano estavam lendo os enunciados e interpretando. Agora, ao iniciar o ano utilizo o livro didático do ano anterior com todas as disciplinas. E quando percebo uma interpretação e escrita boa da turma com o livro didático da série anterior eles trocam para o livro da própria série que estão cursando. E isto acontece antes do término do primeiro trimestre.
É... professor (a) tem que ter certas interpretações sendo assim, ele faz a sua vida escolar acontecer, um dia melhor que outro...

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Bonita reflexão Rosali! Relatas um processo mútuo de aprendizagem... dos alunos e teu não é mesmo! Podemos pensar que quando apresentamos algo novo ao outro, incluindo-o em seu processo de aprendizagem (e não aceitando o contrário) estamos dizendo a ele "sim, vai, tu tens condições, por isso te apresento isto". Esta postura faz toda a diferença, pois gera (auto)confiança! Muito bom. Bjs, Maura - tutora do SI